Os favoritos na corrida para a Câmara Municipal

Foto: Informe Blumenau

São 194 candidatos a vereador para 15 vagas. Fiz uma pesquisa sobre as nominatas e listei 27  nomes que considero com chances de vencer.

Deixando claro que não é preferência, é opinião a partir de avaliações como histórico eleitoral, estrutura, currículo e peso do partido e das coligações.

Já escrevi sobre os candidatos à reeleição e sobre aqueles que considero representar algum tipo de mudança.

Lembrando que para garantir vaga valem os votos na chapa proporcional, com exceção do PMDB e PT, cujos vereadores concorrem sozinhos.

A chapa que reúne PSDB e DEM é a mais forte e tem tudo para emplacar de cinco a seis parlamentares. Só no ninho tucano, temos 11 candidatos com boas perspectivas.  Alexandre Mathias, Beto Tribess, Jens Mantau, João Paulo Taumaturgo, Maurício Goll, Valdecir Mengarda, Sylvio Zimmemann, Helenice Luchetta, Erno Bublitz, Álvaro Pinheiro e Sérgio Galdino. E no DEM as apostas são Marcos da Rosa, Becker e Carlos Wagner, o alemão da Alumetal.

A outra coligação no arco de aliança em torno de Napoleão Bernardes (PSDB) reúne o PSB, PTB, SOLIDARIEDADE, PMB, PTdoB, PRP. Daqui o nome forte é Zeca Bombeiro, do SD.  A outra aliança é PP, PV e PTC. Chances apenas para os candidatos do PP: Cezar Cim, Almir Vieira e Ricardo Alba.

O PMDB é um incógnita. Se conseguir emplacar um vereador, as chances maiores são para Marcelo Lanzarin, não esquecendo Eliomar Russi.

Vislumbro que sejam eleitos de seis a oito parlamentares do arco de alianças da candidatura tucana.

Já na coligação do principal adversário, Jean Kuhlmann (PSD), temos duas chapas. Uma reúne PSD, PRB e PSL. Os nomes fortes são Jovino Cardoso Neto e Fábio Fiedler pelo PSD e Antonio Veneza pelo PRB.

A outra reúne PR, PROS, PSC e PPS. O PR tem pelo menos seis nomes com bom potencial de votos, mas aponto três favoritos: Robinho, Ailton de Souza (Ito) e Braz Roncáglio. No PROS, tem o Alexandre Caminha.

Essas chapas em torno de Kuhlmann devem fazer de três a cinco vereadores.

O PT tem uma nomes fortes para vereador, apesar da rejeição da legenda. Hoje tem três representantes, sonha em fazer dois. Os nomes com mais potencial são Adriano Pereira, Jefferson Forest, Vanderlei de Oliveira, Evelin Huscher. Cátia Hackbarth e Lenilso Silva.

PDT, aliado ao PPL, não deve eleger vereador, assim como o PCdoB e seus aliados.

Esqueci alguém?

Lembrando que a estimativa é de que seja preciso algo em torno de 10 mil para que o partido ou coligação consiga garantir uma cadeira. É o tal do quociente eleitoral, que escrevi aqui.

Foto: Informe Blumenau
Foto: Informe Blumenau

12 Comentário

  1. pela lista q eu li 80% nao se elege, muito mal elaborado , isto é coisa de quem nao tem nossam de política, ou quer dizer q nossos eleitores sao total analfabetos, quazi todos citados tem mancha na justiça. ainda aposto em um eleito da coligação , Blumenau de todos nós.

  2. Valdecir Mengarda? Esse cara nao soube administrar a secretaria de assistencia social…populaçao nao vote nesse tapado..tratou os funcionários d secretaria como lixo..

  3. Essa lista é de vcs .porque tem mais vereador que vai ser bem cotado. Esses aí alguns são bom mas tem uns que são sujos , será que o povo esquece. Por exemplo o meu candidato não está nessa lista.

  4. Esperamos que a população lembre-se da operação tapete negro e dos últimos 03 anos de vereança daqueles que tentam a reeleição e não vote em quem nada fez ou em quem esta sendo investigado pelo MP . Tem gente nova chegando , pessoas que até então mostram-se capazes, se eleitos, vamos acompanhar e cobrar .Vereador deve responsabilidade a população , vereador existe para fiscalizar o executivo e efetuar projetos de lei , vereador não recebe salário para fazer politicagem ou ser
    fantoche de prefeito .

  5. Esperamos que o eleitor não vote em que esta sendo investigado e em quem passou 4 anos fazendo politicagem . Vereador existe para fiscalizar o executivo e não para ser fantoche de prefeito .

  6. O PSDB é um partido que tem na sua sigla a palavra “DEMOCRACIA”, mas que não respeita a própria Convenção. Quer que prove? Procure na página de Blumenau do Tribunal Regional Eleitoral e leia a ata referente à Convenção Municipal do PSDB. Procure o nome Alcino Manuel da Silva Carrancho.
    Por outro lado, será que o blumenauense vai votar nos homens do Tapete Negro?
    Estás muito mal informado, Alexandre! Anota aí e te prepara para entrevistar um campeão de votos:o nome da fera é, é, é… João Luiz Muniz!

  7. Caro Alcino,

    Fui verificar e realmente o PSDB agiu de forma inaceitável com sua Pessoa…podem tirar a palavra democracia da sigla .

  8. A maioria ladrões de nossa cidade, envolvidos em escândalos. ..e quando não esqueceram do povo e votaram contra a sua vontade em muitas matérias de relevância. A sua opinião. Continua sendo a sua opinião. ..tendenciosa e mal informada!

  9. Renovar em todos os aspectos…sem reeleição na politica e nos sindicatos.

Deixe uma resposta