Os candidatos à reeleição na Câmara Municipal

Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores

Mário Hildebrandt (PSB), Ivan Naatz (PDT), Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) e Célio Dias (PR) não concorreram à reeleição na Câmara de Vereadores. Os demais 11 sim, disputam uma nova oportunidade.

Há um grande sentimento de renovação para o parlamento e imagino que pelo menos metade das vagas será composta de novos nomes, claro, na relação com esta Legislatura. Torço por isso, inclusive.

Já expus minha opinião sobre alguns candidatos que considero que trazem alguma novidade.

Sobre os atuais, sempre defendo a importância de quem faz oposição no parlamento. Pode incomodar alguns, mas é fundamental.

Como entendo que as coligações em torno de Napoleão Bernardes (PSDB) e Jean Kuhlmann (PSD) farão pelo menos 13  vereadores, começo destacando quem certamente será de oposição.

E aí começo por Jefferson Forest (PT). Apesar de as vezes errar a mão, exagerar, entendo que cumpriu bem seu papel de oposição.

Tem também o Adriano Pereira (PT), apesar de que ele faz um outro tipo de contestação, mais comunitária e ligada a uma região, da Velha.

E ainda Vanderlei de Oliveira (PT), que demostra seriedade ao longo do seu trabalho. Mas está desde 1997 ( como suplente) na Câmara e, com todo respeito a ele, considero tempo demais.

Pelo lado da situação, vale o mesmo para Jens Mantau, do PSDB. Sua primeira eleição foi em 1996.

Tanto ele, como Vanderlei, se transformaram em profissionais do parlamento.

O tucano, durante a gestão de Napoleão Bernardes (PSDB), pouco participou de divididas políticas, omitindo-se sobre temas importantes. Preferiu um trabalho formiguinha nas regiões onde tem sua base eleitoral.

Três vereadores buscam o terceiro mandato: Fábio Fiedler (PSD), Zeca Bombeiro (SD) e Beto Tribess (PSDB).

Beto é outro nome com forte atuação comunitária, mas que não se mete em dividida política. Era para ser presidente do Legislativo, quando ainda estava no PMDB,  mas tomou uma rasteira do time do PSD articulado com o prefeito Napoleão. Caso eleja-se, tem tudo para presidir a casa, como retribuição.

Preciso dizer que não gosto do jeito de fazer política do Zeca Bombeiro, com forte apelo populista.

Já Fábio Fiedler (PSD)  é um político bastante articulado, inteligente e com projetos interessantes para a população. Entende bem o papel do Legislativo, mas tem a mácula do processo eleitoral de 2012, que provocou sua  cassação da Câmara por um período. Também me incomoda esta capacidade de estar com um pé em cada lado do balcão.

A fala sobre Fiedler vale também para Robinho (PR). É outro político articulado, inteligente e com projetos interessantes para a população. Mas também foi cassado por quase um ano e fica com um pé ali e aqui.

Foram eleitos pela oposição, mas garantiram cargos e importantes espaços na administração tucana.

Marcos da Rosa (DEM) é outro que trabalhou a reboque do Executivo, seguindo sempre as recomendações do Paço Municipal. É sério, é trabalhador, mas passa não querer comprometer-se.

Oldemar Becker (DEM) é o Becker que vimos nestes quatro anos. Apesar das belas iniciativas de inclusão praticadas em seu gabinete, não tem condições de estar no Legislativo. Quem acompanha as sessões sabe. Lembre a tal assinatura dele na CPI do transporte coletivo.

Já Cezar Cim (PP) foi a maior decepção desta atual legislatura. Conheci o ex-promotor público em meados dos anos 1990, quando era um combativo defensor dos consumidores. Não foi nada disso neste mandato, parece que perdeu a contundência. E para piorar, foi flagrado por usar servidores da Câmara em seu escritório de advocacia.

Então, sei que irei me incomodar.

Ando muito na Câmara e tenho relacionamento próximo com todos e seus assessores.

Mas não queria ficar no muro.

Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores
Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores

5 Comentário

  1. Quem não gostar de criticas que não tente a reeleição , somos nós que pagamos seus salários e se querem se reeleger , saibam quais as funções e um vereador e parem de fazer politicagem , pois nos últimos 4 anos foi o que mais aconteceu . Tem vereador que não merece se reeleger , quando falo isto digo a maioria , temos pessoas boas no parlamento , mas alguns destes precisam mudar a forma de
    fazer política , não precisa ser oposição ferrenha , não devem ser fantoches do Prefeito , basta atuarem
    como vereadores e se alguns não sabem qual a função do vereador , não tentem se reeleger .
    Precisamos renovar pelo menos 11 vereadores , 4 da atual legislatura poderiam ficar .

  2. todos q ai estam tem um caso a ser resolvido, se nossos eleitores votar é porque gostam de desonestidade.

    Votar é obrigação de quem quer mudança, a reforma política se faz com o voto, eu tenho uma proposta para os moradores do G. Garcia.
    Temos um grade problema com o transito na rua amazonas, nos horário, das, 06 as 8, das 11 as 14 , e das 17 as 19 horas, nosso transito para no colégio santo Dumont, não é impossível de resolver, basta construir uma passarela no local, o transito fica livre. Assim como é no hospital santo Antônio, na FURB,
    Por este motivo convido todos os quem tenha interesse de mobilidade da rua amazonas, em especial moradores do G. Garcia. eu garanto esta construção sem custo para prefeitura. Já fui presidente da APP, do colégio eu tinha este projete pronto, mais optamos de construir a cobertura da quadra do colégio, para dar mais conforto aos alunos na época, depois eu sai da APP, porque minhas filha optaram em estudar no colégio, Celso ramos. Fiquei membro da APP,
    Quando fundei e presidi o, conselho de apoio a segurança do grande Garcia, eu garanti para cidade de Blumenau, a segurança, construímos as unidades operacionais nos bairros, policia civil e bombeiros. Nos bairros, hoje estamos novamente abandonados, vamos mudar.

    Pergunto a voce?, o q temos a perder, ‘só temos a ganhar, vote na coligação, Blumenau de todos nós, para prefeito Arnaldo Zimmermann e vereadores da coligação, faca valer seu voto. Eu garanto

  3. Precisamos renovar a Câmara com também os sindicatos, tem gente que faz carreira como vereador e sindicalista. .. a renovação e saudável em qualquer grupo…

Deixe uma resposta