Algumas sugestões para a renovação na Câmara de Vereadores de Blumenau

Foto: Informe Blumenau

Dos atuais 15 vereadores, quatro não tentam a reeleição. Ou seja, por aí, já temos certo quase um terço do parlamento com outros nomes a partir de 2017. Portanto, não é muito chute prever que haverá uma renovação de pelo menos 50% das cadeiras.

Pensando nesta “oxigenação” da nossa Câmara, o Informe Blumenau lista alguns nomes que trazem algum tipo de novidade.

São pessoas que acompanho, de alguma forma, e me parecem diferentes. É provável que tenham outros, mas, ou não me chegaram ou não  entendi ser tão “diferente” assim .

Nesta avaliação, não levarei em conta o partido e sim o que conheço dos candidatos.

Começo a lista pelo mais “idoso” da turma. Carlos Wagner (DEM), o “Alemão” da Alumetal. Empresário com importante ação social na região do Vorstardt e com ideias bastante arrojadas sobre o papel do vereador.

Bruno Cunha concorre pelo PSB, com uma campanha bastante interessante feita pelas redes sociais, com propostas inovadoras em especial junto aos mais jovens.

No PT tem o representante dos movimentos LGBT e Negro de Blumenau, Lenilso Silva. E ainda Evelin Huscher, suplente de vereadora, defensora da causa animal.

Giovani Seibel é outro que merece atenção, concorrendo pelo PSOL.  Defende o espaço dos ciclistas e de quem pensa uma cidade mais humanizada, fora da política atual.

No PSDB tem o meu amigo Valdecir Mengarda, empresário e educador, com grande coração, otimismo e que vê a política com vontade sincera de contribuir. Tem também o suplente Sylvio Zimmermann Neto, com bom trabalho na Fundação Cultural de Blumenau e uma postura equilibrada e responsável.

No PROS, mas com ainda identidade tucana, tem Alexandre Caminha, outro suplente, com um bom trabalho na área dos direitos do consumidor.

Marcelo Lanzarin sonhava em ser candidato a prefeito, mas concorre a vereador, pelo PMDB. É suplente, pelo PSD. Médico, ex-secretário de Saúde, tem conteúdo e postura para assumir uma cadeira.

Daniel Hostin, presidente da Juventude do PMDB em SC, é outro nome que deve ser olhado com carinho. Empreendedor, tem um atividade partidária intensa.

Bom, falei em dez nomes bons para assumir uma vaga a partir de 2017.

Não citei os candidatos a reeleição, o que devo fazer em outra postagem. Tem alguns que merecem prosseguir, outros não.

Falei sobre novidades desta campanha para vereador que considero importante dar visibilidade. É uma avaliação absolutamente pessoal.

Posso ter esquecido de alguém, não ter conhecido outros. Alguns se apresentam como “novos”, mas encarnam velhas práticas.

Foto: Informe Blumenau
Foto: Informe Blumenau

11 Comentário

  1. Christian Krambeck · Professor em FURB – Universidade Regional de Blumenau
    Giovani Seibel Gio 50.000 será um ótimo vereador, totalmente novo na política e com trabalho efetivo e verdadeiro nas ruas e com as pessoas a mais de 10 anos… RENOVAÇÃO TOTAL!

  2. Alexandre, Acredito que o nome do João Taumaturgo não pode ser esquecido, a renovação que o mesmo trás para a Política e com ideia de renovação.

  3. Caro Alexandre ,

    No seu lugar evitaria este tipo de reportagem , caso contrario este espaço vai virar local de propaganda de candidatos , veja os comentários ….

  4. estou apostando para prefeito , Arnaldo ; se for eleito vai fazer a passarela do santos Dumont, com o transito da rua amazonas ficara livre, assim como é na rua Itajaí no hospital santo Antonio, FURB, depois q foi feito a passarela acabou com as filas, isto eu garanto como morador da grande Garcia, voce alguma duvida d como será executada, sem custo para o município, VOTE PARA MELHORIA DO G.GARCIA.

  5. Votar é obrigação de quem quer mudança, a reforma política se faz com o voto, eu tenho uma proposta para os moradores do G. Garcia.
    Temos um grade problema com o transito na rua amazonas, nos horário, das, 06 as 8, das 11 as 14 , e das 17 as 19 horas, nosso transito para no colégio santo Dumont, não é impossível de resolver, basta construir uma passarela no local, o transito fica livre. Assim como é no hospital santo Antônio, na FURB,
    Por este motivo convido todos os quem tenha interesse de mobilidade da rua amazonas, em especial moradores do G. Garcia. eu garanto esta construção sem custo para prefeitura. Já fui presidente da APP, do colégio eu tinha este projete pronto, mais optamos de construir a cobertura da quadra do colégio, para dar mais conforto aos alunos na época, depois eu sai da APP, porque minhas filha optaram em estudar no colégio, Celso ramos. Fiquei membro da APP,
    Quando fundei e presidi o, conselho de apoio a segurança do grande Garcia, eu garanti para cidade de Blumenau, a segurança, construímos as unidades operacionais nos bairros, policia civil e bombeiros. Nos bairros, hoje estamos novamente abandonados, vamos mudar.

    Pergunto a voce?, o q temos a perder, ‘só temos a ganhar, vote na coligação, Blumenau de todos nós, para prefeito Arnaldo Zimmermann e vereadores da coligação, faca valer seu voto. Eu garanto

  6. Faço minha as palavras do Daniel Pereira. Vote Certo Vote Neto 13010
    Um Jovem com idéias participativas

  7. Vamos guardar todos os elogios a candidatos , caso consigam se eleger , vamos ver daqui a 3 anos se as opiniões ainda são as mesmas …espero que sim , mas vou aguardar para ver ..

  8. Alexandre Caminha, sem duvida é o candidato que desperta mais paixão e sentimento de renovação com ética.

    CAMINHA 90.000

  9. Olá nobre amigo Alexandre Gonçalves, se for falar em renovação, oxigenação e novidades, com certeza não poderia faltar em sua relação o nome ZANELLA 33.333.

    Comprove em sua página do facebook.
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100013133972780&fref=ts

    * Funcionário da receita Federal a mais de 10 anos
    * Altamente capacitado ( já passou em 2 concursos públicos dificílimos )
    * Vai exercer o mandato de uma forma voluntária ( salário 100% doado todos os meses )
    * Através de seu perfil no facebook manterá uma transparência totalmente diferenciada
    * Hasteia a bandeira de diminuir o custo fixo da câmara ( inclusive já assinou o termo de compromisso de autoria da sra. Alcione Kleine)

    Entre outras centenas de características positivas destaca-se a sua ficha “cândida”.

    Segue aqui minha sugestão

    Abraço a todos

Deixe uma resposta