Não é toda vez que um ministro de Estado vem a uma cidade como Blumenau. Ainda mais de uma pasta importante, como a da Saúde, e com um nome forte, Alexandre Padilha, figura próxima do presidente Lula (PT).
Por isso, a visita deste sábado no Hospital Santo Antônio, para a entrega oficial do novo acelerador linear da instituição, conhecida pela excelência no tratamento oncológico, precisa ser saudada. Ele conheceu de perto a realidade do trabalho executado no local, percebeu a seriedade das pessoas que estão na linha de frente do HSA e soube das prioridades daqui para a frente, recebendo o pedido de ajuda para a nova torre que está sendo construída e a necessidade de recomposição mínima da tabela SUS.
A visita foi articulada pela deputada federal Ana Paula Lima (PT), responsável pela emenda de mais de R$ 8 milhões que garantiu a compra do acelerador. Além dela, lideranças políticas como a vice-prefeita Maria Regina Soar (Republicanos), Diogo Demarchi Silva, secretário estadual de Saúde, Douglas Rafael, secretário municipal de saúde, os vereadores Jovino Cardoso (PL), Adriano Pereira (PT) e Cristiane Loureiro (Podemos), e a deputada estadual Paulinha (Podemos) marcaram presença.
Nenhum dos três deputados estaduais da cidade e nem o prefeito Egidio Ferrari (PL) estiveram presentes.
Um dos momentos mais bacanas da manhã foi quando um pequeno paciente da ala oncológica do hospital, Luis, de 7 anos, convidou o ministro para conhecer as dependências e depois tocaram o sino, que representa a alta do atendimento, juntos.
O novo equipamento é o que tem de mais moderno no combate ao câncer, com foco na radioterapia, com previsão de atender 600 novos pacientes por ano com o tratamento. Blumenau é um dos 121 locais do Brasil que receberão a novidade até o final de 2026.
Em sua fala para a imprensa, o ministro Alexandre Padilha destacou os investimentos do Governo Federal e que este faz parte do projeto Agora Tem Especialista, que tenta diminuir a demanda em áreas mais complexas.
Confira:




Não é investimento , é retorno do que pagamos de imposto , ainda assim , migalhas Dúvida….Quanto custou a última viagem da Sra Janja para a França ? Quantos equipamentos dariam para comprar ?