Blumenau tem primeiro caso de febre amarela confirmado

O resultado positivo do exame de febre amarela de um homem de 26 anos chegou na manhã desta quarta-feira, dia 12, até a Vigilância Epidemiológica de Blumenau, órgão da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). Desde 2007, data mais distante em que o sistema nacional possui registros, não há confirmação de outros casos da doença no município.

O paciente, que é morador do bairro Itoupava Central, não possuía registro de ter recebido a vacina. Ele foi atendido no Hospital Misericórdia onde, depois de ser internado e receber tratamento, foi liberado. A notificação de caso suspeito e a coleta de material foram realizadas no dia 6 de fevereiro. O bloqueio vacinal nas proximidades da residência do paciente está sendo realizado e no momento há mais um caso sendo investigado no município.

Diante desta confirmação, o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, reforça a situação de necessidade de que as pessoas estejam vacinadas para ficarem protegidas e evitar novos casos. “É muito importante que as pessoas que ainda não tenham tomado a vacina realizem a proteção. Nossas equipes estão capacitadas tanto para vacinar quanto para identificar possíveis novos casos. Teremos neste sábado o Dia D da Campanha de sarampo, com unidades abertas das 8h às 17h, quando também faremos vacinação contra a febre amarela”, reforça. Outras ações como vacinação casa a casa na Região Norte da cidade e ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina dos Ambulatórios Gerais (AGs) também passam a ocorrer a partir da próxima semana.

No sábado, dia 15, as unidades de saúde que possuem sala de vacina, ou seja, 45 das mais de 70 unidades (entre ESFs e AGs), estarão abertas para a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e em Blumenau também contra febre amarela.

A Vacinação

A vacinação que protege da febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. O novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde (MS), a partir de 2020, é de que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação. É importante estar com a carteira de vacinação em mãos. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina. Há contraindicação para alérgicos à proteína do ovo.

Desde o início do ano Blumenau recebeu do Ministério da Saúde, por meio do governo do estado, mais de 16 mil doses da vacina que protegem a população contra a febre amarela. Em 2020, já foram imunizadas no município mais de 9 mil pessoas.

Ações de prevenção

Desde o ano de 2018 a Prefeitura de Blumenau vem intensificando as ações de vacinação contra a febre amarela. Além da ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinação nos Ambulatórios Gerais (AGs), também foram feitas campanhas aos sábados, com unidades abertas. Em 2019 foram vacinadas 99.216 pessoas, um número 85% maior em relação a 2018 quando 53.411 pessoas foram vacinadas. A vacina da febre amarela é disponibilizada durante todo o ano.

No início do mês também foi confirmada a morte de um macaco, encontrado no Bairro Vila Itoupava, por febre amarela. A morte do primata é um indicativo de que o vírus da doença está circulando na região. Caso um cidadão encontre um macaco morto, deve ligar para a Vigilância Epidemiológica, no telefone 3381-7900, para fazer a notificação do caso.

Fonte: Comunicação PMG

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta