Vereador Cezar Cim critica tamanho da estrutura da Câmara de Blumenau

Na sessão da última quinta-feira na Câmara Municipal de Blumenau, o vereador Cesar Cim (PP) trouxe uma reflexão que todos fazem nos bastidores e que é mais que necessária. A quantidade de cargos comissionados no serviço público, especificamente no Legislativo e no Poder Executivo. Mas também falou sobre alguns servidores de carreira, que não desempenham suas funções da forma como deveriam.

Sobre a Câmara, elogiou a eficiência do trabalho, mas cobrou o tamanho da estrutura. “Nossa estrutura está inchada, precisamos reduzir”, reconheceu Cim, lembrando que é ano de eleição e que os vereadores que buscam à reeleição precisam estar em sintonia com os anseios da população.

Sobre os 73 cargos comissionados da Casa – três em cada Gabinete de vereador e outros 28 em outras funções -, Cezar Cim disse: “não tem outra alternativa, tem que reduzir”, afirmou na tribuna, entendo que muitos destes cargos são desnecessários.

Outro problema na visão do vereador é a quantidade de concursados. “Eu nunca entendi porque esta casa trabalha em dois turnos” disse, defendendo que os atendimentos nos gabinetes fosse feito pela manhã e pela tarde, mas pelos comissionados, cuja a carga horária é de 8 horas. “A conversa que ouvimos, em botecos, é que há dois turnos porque não tem onde colocar tanto servidor”, afirmou ainda o veterano parlamentar.

Defendeu a criação de um programa de incentivo à migração voluntária, do Legislativo para o Executivo. ‘

Conversei com o presidente Marcelo Lanzarin (MDB) sobre e ele lembrou que a revisão da estrutura faz parte do planejamento estratégico feito pela Mesa Diretora no ano passado. A expectativa é que a consultoria contratada para fazer uma avaliação dos processos depois da implantação do sistema 100% digital entre o resultado nos próximos dias.

Uma coisa Marcelo Lanzarin já tinha garantido, que é a extinção do quarto cargo comissionado previsto para os gabinetes. Eles não são usados, mas estão na estrutura da casa. Além disso, o presidente diz que vai, a partir da avaliação da consultoria, criar um plano de demissão voluntária e colocar algumas funções em EQV, ou seja, para serem extintos quando os atuais ocupantes, servidores com estabilidade, se aposentarem.

 

3 Comentário

  1. Parabéns vereador Cesar Cim por conseguir ver que a câmara de vereadores de Blumenau está inchada de cargos comissionados, é bom que fique claro para a população que cargo comissionado é cargo sem concurso público é cargo colocado livremente pelos vereadores sem concurso público. Fica admirado que só agora no final do mandato e em ano eleitoral você tenha percebido isso, onde você estava vereador Cesar Cim nós últimos quatro anos?? Nunca tinha visto um safra de vereadores tão ruim, que não sabe para que veio, vocês rchem o legislativo de cargos comissionados, mas você está esquecendo que cada vereador tem 10 a 20 cargos comissionados no executivo, ou seja nas tetas da prefeitura.vices são uma vergonha, saobum péssimo exemplo para a cidade. Vergonha o presidente da camara mandar dentro da secretaria de saúde, pois todos os cargos comissionados são indicação do Marcelo lazarim. Vergonha.

  2. E ainda dizem que é a Casa do Povo , o legislativo nunca foi e nunca será a casa do povo .
    O legislativo blumenauense é a Casa dos Patos , que neste caso , é o povo .
    Estamos em 2020 , eleições municipais , coloquem santinhos na minha caixa de correio , venham me pedir votos , estou esperando ansioso , guardei muita coisa nos últimos 03 anos para fazer
    um debate democrático com os que tentarem a reeleição. Não são todos , só uns 13 , acho que uns 02 se salvam .

  3. E além do mais uma pessoa faz apenas matrícula na faculdade nem sequer frequenta e apresenta ao Dr. Marcelo Lanzarim e já é contratado por ele em seu gabinete da Presidencia, que já está abarrotado de pessoas que ficam ali de pernas pro ar, e os “patos” povo como disse Rubens Serpa paga a conta kkkkk. E ainda querem que o municipe dê crédito ao Dr. Marcelo , nunca receberá meu voto nunca, never ok.

Deixe uma resposta