Denunciados na eleição do Conselho Tutelar de Blumenau tem cinco dias úteis para apresentar defesa

Foto: Informe Blumenau/arquivo

Na tarde desta quinta-feira, 10, a Comissão Eleitoral que organizou as eleições para o Conselho Tutelar em Blumenau, analisou as denúncias e provas apresentadas contra alguns dos eleitos, na maioria por propaganda irregular.

Não consegui ainda descobrir quantos dos 15 eleitos foram denunciados – são menos de sete -, mas apurei que foram mais de 15 denúncias.

Segundo a Juliana Cardozo, coordenadora da comissão, as acusações foram encaminhadas aos denunciados, que terão cinco dias úteis para apresentar defesa, que será analisada pelos membros desta comissão, que decidirão pela manutenção ou vaga deles.

Na última quinta-feira, o Informe postou sobre a reunião da Comissão e o envolvimento de candidatos ligados a políticos, que você pode ler aqui. 

Por conta desta reportagem, uma pessoa que acompanhou o processo de perto, mas pede para não ser identificada, enviou um email para nós, que publico alguns trechos, para reflexão.

“É muito importante que isso seja verificado a fundo, pois é evidente que houve apoio e trabalho profissional da política para que muitos candidatos alcançassem resultados tão surpreendentes.  É obvio que com a orientação profissional procuraram tomar todo o cuidado possível para não dar margem a impugnação. Mas, influência e interferência políticas também podem ser configuradas pelo fato de um candidato ser filho ou apadrinhado de um político influente e ter filiação partidária. Isso basta para dar vantagem a um candidato, além de utilizarem nos bastidores o suporte da estrutura partidária.

É por isso que no caso de eleições do Executivo e Legislativo existem regras de inelegibilidade no caso de parentes até 2° grau. Só não vê quem não quer.

Houve sim apropriação política nas eleições do Conselho Tutelar, pois enxergaram no processo a oportunidade de acesso ao poder público. Com o exito nas eleições, os que tem intenções políticas posicionam-se estrategicamente em uma função com forte apelo social e certamente vão se beneficiar disso para seus fins políticos. Mais uma vez a sociedade é feita de trouxa e uma função tão importante é desvirtuada.”

Noutro trecho, esta pessoa escreve:

“Mas, não era para ser assim, é uma função honrada e de grande responsabilidade social que foi usada por partidos. Por que não usam nesse processo as regras de inelegibilidade que se aplicam as esferas de Governo.
Sugerir ao órgão organizador para o próximo processo, caso não queriam influência política, realizar uma prova teórica e exigir formação na área de Assistência Social, Psicologia ou correlatas. Imagino que assim a possibilidade de termos pessoas realmente preparadas para a função e sem uma intenção política será maior.”

 

 

4 Comentário

  1. Vergonha!!! Usaram toda estrutura de vereadores pra se eleger! Muito injusto com os demais! Como fazer uma competição justa??

  2. Em Tudo que tem participação de políticos dá nisso. Político sendo político. Nada mais.
    Precisamos analisar qual sea formação e o conhecimento necessário para um conselheiro tutelar.

  3. Esta eleição foi uma vergonha , e pensar que vão fazer parte do conselho tutelar .

    Só falta descobrirmos que tem filhos ou filhas de vereadores e políticos que foram eleitos para o conselho tutelar , só faltava essa .

  4. Conselho tutelar não é brincadeira , não é cabide de empregos , precisa ter formação , precisa ter conhecimento , precisa ter dignidade .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*