Blumenau confirma ampliação da vacinação contra a gripe

Foto: Marcelo Martins

A partir desta sexta-feira, dia 26, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), segue a recomendação emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a ampliação da vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos. Esse público e os demais grupos prioritários podem buscar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa para se proteger da gripe, levando documento oficial com foto e carteira de vacinação. Os endereços podem ser consultados direto no site da Prefeitura.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são a influenza A (H1N1 e H3N2) e o vírus influenza B.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a meta é imunizar cerca de 128 mil pessoas até o dia 31 de maio. “A vacinação contra a gripe é uma medida eficaz para prevenir complicações e reduzir a transmissão do vírus, especialmente em grupos vulneráveis, por isso, a ampliação da faixa etária é muito importante, principalmente agora, com a chegada do outono, período de maior incidência das doenças respiratórias”, comenta.

Demais grupos prioritários:

* Trabalhadores da saúde;
* Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
* Professores do ensino básico e superior;
* Povos indígenas e quilombolas;
* Idosos com 60 anos ou mais de idade;
* Pessoas em situação de rua;
* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
* Profissionais das Forças Armadas;
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
* Pessoas com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
* Trabalhadores portuários;
* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade com medidas socioeducativas.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*