Avança na Câmara de Blumenau projeto para adequações da Área Azul

Foto: Marcelo Martins/PMB

O vereador Ailton de Souza, o Ito (PL), apresentou propostas de melhorias para o novo sistema rotativo de estacionamento de Blumenau, implantado em fevereiro de 2023. As propostas de Ito foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e agora vai a plenário.

São três itens que o vereador trabalha, com objetivo de melhorar a eficiência e a equidade do sistema de estacionamento rotativo da cidade.

Redução da fração mínima de tempo: O projeto propõe reduzir a fração inicial cobrada no estacionamento rotativo de 30 minutos para 15 minutos. Essa medida visa possibilitar que os usuários paguem apenas pelo tempo efetivamente utilizado, incentivando, assim, uma maior rotatividade nas vagas disponíveis.

Restituição de créditos não utilizados: O projeto garante a restituição de créditos no sistema rotativo nos casos em que o usuário inserir períodos que não forem utilizados integralmente. Por exemplo, se um usuário pagar por 60 minutos de estacionamento, mas utilizar apenas 30 minutos, o valor correspondente aos 30 minutos não utilizados será estornado para sua conta.

Reversão do valor da Tarifa de Pós Utilização (TPU): O projeto estabelece que o valor pago para a regularização da TPU seja revertido em créditos para utilização futura no sistema de estacionamento rotativo. Essa medida restabelece uma prática anterior, na qual os usuários recebiam um novo bloco de cartões da “Área Azul” após regularizarem sua situação.

Do ponto de vista de quem usa o sistema, as medidas propostas pelo vereador Ito são bastante coerentes. Resta saber como o Governo avalia.

2 Comentário

  1. Algumas bairros como Vila Nova exceto Rua Antônio da Veiga, Velha exceto Rua Alberto Stein e Ponta Aguda todas as ruas tem que ser revistas para não arruinar de vez os comerciantes locais.

  2. Área azul é roubar o direito de utilizar uma área pública.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*