Alesc aprova projeto de suspensão do corte de água, luz e gás

Sessão remota da Alesc. Foto: Daniel Conzi/Agência AL

Por ampla maioria de votos, em mais uma sessão virtual, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 25, projeto que autoriza a suspensão do corte dos serviços de energia elétrica, água, taxa de esgoto e gás até 31 de dezembro deste ano.

O objetivo é enfrentar os efeitos das restrições vividas em Santa Catarina por causa do coronavírus, principalmente para as pessoas e setores mais vulneráveis à crise.

A proposta inicial do deputado Ivan Naatz (PL) aglutinou outros quatro projetos de lei encaminhados nesta semana no mesmo sentido pelos deputados Altair Silva (PP), Kennedy Nunes (PSD) e Luiz Fernando Vampiro (MDB) e com a assinatura de apoio de todos os demais deputados.

Pelo texto aprovado, além da suspensão dos cortes, prevê a postergação dos pagamentos das contas de março e abril, com a cobrança parcelada em 12 meses a partir de maio, sem juros , encargos ou multa.

A proposta prevê ainda, como contrapartida ao governo, regras para que as empresas fornecedoras de água, luz e gás posterguem os pagamentos de ICMS ao governo do Estado também a partir de maio por 12 meses.

Ivan Naatz destacou o apoio geral para aprovação e observou que que neste momento todos os esforços integrados são necessários para as ações preventivas e de atenuação dos efeitos da crise entre as classes e setores econômicos mais vulneráveis da população.

“É um momento de somar esforços, de união e de solidariedade sem vaidades políticas”, conclui o parlamentar.

A matéria já teve a redação final aprovada e segue agora análise e sanção do governador do Estado.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta