Vereador propõe desconto do IPTU para quem adotar animais

Foto: Câmara de Vereadores de Blumenau

A intenção é nobre, mas de difícil execução e de funcionamento duvidoso. O vereador Bruno Cunha (PSB) defendeu nesta terça-feira, 21, desconto no IPTU de Blumenau para quem adotar animais de rua,  como cachorros e gatos.

Ao falar que a cidade tem cerca de 4.500 animais abandonados e pediu um estudo aprofundado sobre o assunto.

Como disse, a atitude é nobre, importante e qualifica ainda mais o vereador de primeiro mandato como porta-voz deste segmento que  cada vez mais mobiliza mais gente.

Mas como seria feito isso? Como controlar, fiscalizar? Não criaria os “oportunistas de plantão”? Como as pessoas fariam, levariam os bichinhos na Central do IPTU?

Eu, por exemplo, tenho sete animais de rua. Todos resgatados. Não tenho registro algum destas adoções e não faço isso para ganhar algum benefício.

Enfim, não concordo com a proposta do vereador Bruno Cunha, mas aplaudo sua iniciativa de trazer o tema para o debate.

A proposta de criar  um Castra-Móvel, um veículo equipado com centro cirúrgico, aos moldes de Curitiba, é uma ideia interessante e poderia ser custeada com os valores do IPTU ou de outro tributo que nós pagamos.

PS: Ouvi o vereador Bruno Cunha na Rádio Nereu Ramos depois desta postagem. Ele esclarece uma questão que passou desapercebida pelo Informe. A isenção seria apenas para quem adotasse animais que fossem parar no Cepread. Escrevemos sobre aqui.

Por fim, na sua fala na tribuna da Câmara, Bruno Cunha deu uma uma alfinetada na administração Napoleão Bernardes, mas também caiu em contradição.

Criticou a demora nas nomeações dos cargos comissionados por parte do prefeito, o que impede o desenvolvimento das atividades, ainda referindo-se a área de proteção animal da Prefeitura, em especial ao Cepread.  Como é sabido, estamos terminando fevereiro e ainda não há definição dos diretores e gerentes.

E por fim, Cunha propôs que o Cepread deveria estar vinculado à Faema e não com a secretaria de Saúde, como é hoje. Citou que o Castra-Móvel poderia ser financiado pelas multas ambientais. Caso ele não tivesse votado de olhos fechados (como a maioria os colegas) a reforma administrativa da Prefeitura, talvez este tema pudesse ser debatido, como vários outros. Agora já foi.

O pronunciamento do vereador está aqui.

 

6 Comentário

  1. Blumenau precisa retomar o assunto da reciclagem. Está feia a coisa.

  2. Gosto de animais, porem Isto já esta passando dos limites e caindo no ridículo, Já teve advogado em SP pedindo na justiça o fornecimento gratuido de medicamento para seu cão.

  3. Ai, ai, ai, Bruninhooooo!

    Mais uma vez te recomendo que leias o que o Tonet escreveu sob este título:

    Conselhos sábios aos novos vereadores
    06/01/2017

    Lembra-te do seguinte: por vezes é melhor permanecer calado e aparentar inteligência, do que abrir a boca e provar exatamente o contrário…

    Boa sorte, Bruno Cunha!

    Boa sorte Blumenau!

  4. Cada vez mais me espanto com essas aberrações.
    Ser vereador pra abrir a boca e falar essas bobagens??
    Gente é o fim do mundo.
    Me desculpe mas da próxima vez, demore mais pra abrir a boca, e quando abrir fale em prol do povo.
    Quem gosta de animal não precisa de desconto nenhum para cuidar.
    VAI TRABALHAR!!

  5. com tanta coisa para fiscalizar vai pedir desconto do iptu para que adota animais d rua, porq nao fiscaliza a; Odebrecht, a Piracicaba, os desgasto na própria camara, mud33p4poderes

  6. Bom! Vereador o seu papel é o de fiscalizar o Executivo.Parece que só faz projeto de lei sem conteúdo e argumento.A onde moro a área considerada de risco,veio $ 150,00 de IPTU,já com aumento,então faça um projeto para reduzir ou não pagar esse absurdo.Quanto aos animais tenho tres em casa,adoção,carinho,amor e cuidado independente disto eles tem.Por favor vamos trabalhar serio com o dinheiro público.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*