SIMMMEB conclui a 1ª turma do Programa de Internacionalização

O SIMMMEB promoveu na noite de quinta-feira, 25, a conclusão da 1ª turma do Programa de Internacionalização de empresas. Durante um ano e meio, os participantes receberam treinamento e capacitação para atuar no mercado externo.

A empresária e associada do SIMMMEB Sheila Censi Braun, diretora executiva da Censi Máquinas, mal havia chegado de uma viagem de negócios à Colômbia quando recebeu o diploma de conclusão do programa. Ela é uma das 25 empresas associadas que participaram do treinamento.

Mais do que se preparar para o mercado internacional, Sheila diz que o programa ajudou a olhar para dentro do negócio.

“Fomos muito encorajados a pensar em nosso modelo de negócio e na forma como se posicionar no mercado. Sem dúvida o conhecimento adquirido ao longo do curso foi enriquecedor”, avalia.

O programa oferecia workshops, feiras, visitas técnicas e 40 horas de consultoria individual. Do total de participantes, metade está exportando equipamentos e alguns conseguiram aumentar em até 30% o faturamento.

“O programa serve justamente para mexer com a gestão, a cultura da empresa. E todos se dedicaram ao máximo para mudar processos e adotar posturas diferentes. Competências para exportar todos têm, o que às vezes falta é voltar o olhar para sua essência”, comenta Douglas Cândido, consultor da Strategizers e orientador do programa.

“Nossas empresas, até mesmo as pequenas, são capazes de exportar. Sem dúvida os participantes ainda vão colher muitos frutos por causa disso, o que deixa o SIMMMEB orgulhoso em contribuir para o desenvolvimento de nossas indústrias”, avalia Dieter Claus Pfuetzenreiter, presidente do Sindicato.

A FIESC, o Sebrae/SC e o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) também foram parceiros da capacitação. Uma segunda turma já está em andamento, com previsão de conclusão para dezembro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*