Mutirão vai agilizar espera de usuários de Indaial por cirurgias de catarata

Imagem: divulgação PMI

Além do mutirão de exames de ultrassonografia promovido neste mês de março, a Secretaria de Saúde de Indaial trabalha para agilizar o atendimento a usuários que esperam por uma cirurgia de catarata. No próximo dia 18 de março serão encaminhados pelo Município cerca de 50 pacientes com hipótese diagnóstica de catarata para avaliação oftalmológica e realização de cirurgia se o diagnóstico for confirmado.

O procedimento em forma de mutirão será realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Dom Bosco, em Rio dos Cedros, sem nenhum custo para o paciente, por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Hospital e a Secretaria de Saúde de Indaial.

“Já temos mapeados pacientes com diagnóstico de catarata e também chamamos todos os casos suspeitos para uma avaliação, pois se der positivo já opera. Com essa ação, vamos reduzir a fila”, comemora o secretário de Saúde, Alexandre Manoel Dalabrida.

Dessa forma, usuários não cadastrados com pré-diagnóstico de catarata podem procurar a servidora Bianca, no Setor da Regulação do Sais (rua Leoberto Leal, bairro tapajós), até esta sexta, 13 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h. É necessário apresentar documento comprovando o encaminhamento médico, carteira de identidade, cartão SUS e comprovante de residência do Município.

A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. Caracteriza-se pela perda de transparência do cristalino, lente natural, cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Uma em cada cinco pessoas com mais de 65 anos desenvolvem catarata. Essa proporção aumenta a partir dos 75 anos, quando metade dos indivíduos têm a doença. Com a cirurgia a lente natural é substituída por uma lente artificial. Logo após a realização da cirurgia o paciente já passa a enxergar melhor.

Para mais informações procure a sua unidade de saúde.

Fonte: Comunicação PMI

1 Comentário

  1. Tenho endotropia no olho direito tá me prejudicando, tem como fazer a cirurgia?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*