Rota Vale da Cerveja agora é realidade

Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

Na tarde desta quarta-feira (02), autoridades e convidados se reuniram no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI, para lançar o Roteiro Vale da Cerveja. O projeto sai do papel e consolida a vocação da região para explorar este mercado.

A grande proposta do roteiro é movimentar todo o setor turístico da região, a partir do universo cervejeiro: produtores e micro cervejarias, passando por outros elos da cadeia produtiva, como fábricas de copos em cristal, explorando os recursos naturais do Vale do Itajaí e as diversas opções gastronômicas e de pontos de consumo. Uma grande quantidade de estabelecimentos e pessoas envolvidas, que beneficiam não apenas ele, mas o potencial turístico da região.

Tanto os moradores do Médio Vale do Itajaí se beneficiam com a Rota, quanto os turistas. É aí que está o grande atrativo da proposta, na terra da Oktoberfest, do maior Festival de Cerveja do Brasil e da única Escola Superior de Cerveja da América Latina, mais um evento que consolida a atração e movimentação de visitantes. Inicialmente, são cinco roteiros na região:

  1. Ibirama: Poderá contemplar uma aventura radical com rafting, almoço e visita na cervejaria Handwerk, passeio em tirolesa e na Maria Fumaça de Apiúna.
  2. Brusque e Guabiruba: Uma manhã de compras nos centros comerciais, pausa para conhecer a comida típica da região, visita nas fábricas da KiezenRuw e da Das Bier e Happy Hour na Zehn Bier.
  3. Blumenau I: Produção de Cristais, minicurso de degustação na Escola Superior de Cerveja e Malte, almoço na Bierland e fazer um passeio cultural pela antiga cervejaria Feldmann e no museu de clubes de caça e tiro da Vila Itoupava, além de um fim de tarde na cervejaria Container.
  4. Blumenau II: Museu da Cerveja, passa pela Oktobier, almoço na Vila Germânica, visita à Escola Superior de Cerveja e Malte, Bierland, e no pub da Container para aprender a maneira ideal de servir chope.
  5. Loucos por Cerveja: Passa por alguns restaurantes e casas noturnas da região.
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

A organização da rota Vale da Cerveja é feita a muitas mãos. Coordenada pelo Senac, é uma iniciativa conjunta com da Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (ACASC), Prefeitura de Blumenau, Secretaria de Turismo de Blumenau, Convention & Visitors Bureau, SIHORBS, CDL Blumenau, Sindilojas, Escola Superior de Cerveja e Malte e das cervejarias da região.

Para Valmir Zanetti, presidente do Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, a região tem vocação turística e precisa ser explorada. Temos aqui a Bierland, uma das três cervejarias mais premiadas do Brasil, além de ser a Capital Brasileira da Cerveja, e destaca que agora (com a rota Vale da Cerveja), a região tem um produto que fomente mais atrativos para os visitantes.

PORTAL

Começa a funcionar nesta quarta-feira o portal valedacerveja.com. Cada empresa que participa tem autonomia e terá acesso para enviar imagens, programação de eventos, horários e atividades especiais. Será ele o canal oficial de comunicação com os turistas e demais interessados.

1 Comentário

  1. OK, mas PORQUE a EISEBAHN, patrocinadora oficial da OKTOBER, não está no roteiro ?

Deixe uma resposta