Retrospectiva: Ana Paula Lima faz balanço do seu mandato em 2023

Foto: PT

Espaço aberto para os deputados federais do Médio Vale do Itajaí apresentarem um balanço da atuação no ano de 2023. Material de responsabilidade de cada parlamentar.

Confiança na democracia

Neste primeiro ano de nosso mandato na Câmara Federal em Brasília, tive a satisfação de acompanhar o presidente Lula na reconstrução do país. Como vice-líder do governo que fortalece a democracia, valoriza a independência dos poderes da República, retoma políticas sociais, incentiva a tolerância e a diversidade social, promovendo a união e a soberania nacional, com forte liderança e protagonismo internacional, posso confirmar que a população brasileira acertou em escolher o caminho da democracia.

É o respeito à vontade popular que orienta nossa intervenção parlamentar no Congresso Nacional. Buscamos sempre ampliar os direitos sociais, proteger quem precisa e impulsionar avanços e conquistas que melhorem a vida das pessoas.  Foi por isso que priorizei uma atuação junto aos direitos das mulheres, apoiando a igualdade salarial, as ações contra o assédio sexual, o Dia Marielle Franco contra a violência política de gênero, a criação do Observatório da Violência contra a Mulher e da nova Lei Maria da Penha. A indicação ao ranking do Prêmio Congresso em Foco, que recebemos como a melhor parlamentar catarinense, foi o resultado desta dedicação e empenho.

Da mesma forma, procurei valorizar o piso da enfermagem, defendendo o Sistema Único de Saúde, a retomada da vacinação, a reativação do Programa Mais Médicos e medidas contra a violência obstétrica, com garantias e proteção à gestante e parturiente.

Assumimos a Secretária da Primeira Infância, Infância, Adolescência e Juventude, a Comissão de Saúde, o Conselho de Ética, diversas frentes parlamentares em defesa da vacina, das pequenas e microempresas e trabalhamos junto ao Fórum Parlamentar Catarinense para mobilizar apoio e recursos para as enchentes, recuperação das estradas federais, apoio socioassistencial para desabrigados e verbas para a reconstrução dos municípios.

Recebemos do governo federal mais médicos para as UPAS, recursos para hospitais filantrópicos, para instituições federais de ensino, para a manutenção e duplicação de estradas, para a conclusão de obras inacabadas em escolas e o Estado foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento, com R$ 48 bi em obras, como a Nova Sede do Instituto de Cardiologia, moradias do Minha Casa, Minha Vida e Adequação da BR 470 (Navegantes – Rio do Sul), Adequação da BR 280 (São Francisco do Sul – Jaraguá do Sul) e Adequação da BR 282 (Florianópolis – São Miguel Do Oeste).

Para obras em rodovias catarinenses, o governo do presidente Lula destinou recursos de R$ 1,3 bilhão, o que representa cinco vezes todo o investimento, em 2022, do governo anterior.

No campo legislativo, procuramos honrar a confiança do eleitor. Apresentei relatórios aperfeiçoando o Estatuto da Criança e do Adolescente, a política de saúde para estudantes e sobre a legislação do direito a reparar a mama mutilada pelo câncer. Protocolei projetos em defesa da mulher, de incentivo ao empreendedorismo feminino, de avanço dos direitos do público de espetáculos e de proteção aos idosos. Nosso voto foi favorável ao novo regime fiscal e ao aumento real do salário mínimo, beneficiando aposentados e pensionistas. Votamos favoravelmente para o novo Bolsa Família, ampliando o programa de transferência de renda, agora beneficiando crianças, jovens e gestantes. Apoiamos o Desenrola, que renegocia a dívida dos brasileiros. Defendemos o aumento dos servidores públicos e as verbas para a cultura. Aprovamos o Plano Brasil Sem Fome e o novo Programa de Aquisição de Alimentos que irá valorizar a agricultura familiar e a construção de cozinhas comunitárias.

Sabemos que muito ainda precisa ser feito para que o Brasil tenha sua democracia consolidada. Tivemos dificuldades, dores e perdas, como o drama das enchentes, da estiagem e dos focos de incêndio nos biomas. Sabemos que a saúde fiscal do país ainda se recupera. Mas estamos na direção correta. Retomamos o crescimento com geração de empregos e liberdade de opinião. Nosso mandato busca um país mais justo e menos desigual. Nosso compromisso de trabalho é honrar a vontade popular, fortalecer a democracia e construir, dia após dia, um país melhor para todos.

Ana Paula Lima (PT), deputada federal

3 Comentário

  1. Fortalecer a democracia ?

    Vocês não sabem o que é democracia….conhecem muito bem a Venezuela e Nicarágua, está é a democracia que Vocês admiram.

  2. Cerpas pessoas morrem de inveja do sucesso de quem defende e está a serviço da democracia. Parabéns a deputada que muito bem nos representa, em todos os sentidos. Mulher de fibra que mostra serviço.

  3. Cerpas pessoas morrem de inveja do sucesso de quem defende e está a serviço da democracia. Parabéns a deputada que muito bem nos representa, em todos os sentidos. Mulher de fibra que mostra serviço.
    Acima de tudo está a serviço do nosso povo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*