Opinião: Brasil, o país da pós-verdade e dos “especialistas” sem conhecimento em tempos de pandemia

A pandemia do Coronavírus chegou no Brasil e é emblemática do momento que vivemos no país a partir da ascensão de Jair Bolsonaro (sem partido) ao poder em janeiro de 2019, reverberado pelas redes sociais, onde o presidente, seus filhos e assessores são especialistas.

A verdade fica em segundo plano e o conhecimento que foi construído ao longo da nossa civilização não é importante.

Um exemplo são os terraplanistas, que contestam o fato de a terra ser redonda.

Nesta grave crise de saúde pública, que não é só brasileira e sim mundial, muita gente, especialistas de Internet, minimiza os riscos do momento atual, atribuindo a mídia a desinformação, mas sem se preocupar com a disseminação que fazem na rede mundial de computadores de informações falsas, distorcidas ou incompletas.

A começar pelo Presidente da República, que esteve diretamente envolvido com o vírus, que foi confirmado em pelo menos cinco de seus assessores que estiveram nos Estados Unidos recentemente.

Mas fala para sua plateia, que usa o megafone digital, para reverberar meias mensagens ou mentiras. E, em alguns casos, praticam xenofobia, como é o caso de um vereador de Indaial, que diz “esta raça deveria ser exterminada”, referindo-se aos chineses.

O pior é ver muita gente inteligente, estudada, confirmando numa cegueira impressionante, influenciando uma legião de seguidores que seguem um mito, o que já revela, no mínimo, uma miopia política.

Pergunto a você, que zela pela sua família, tem filhos e idosos próximos, qual o nível da sua preocupação?

Acredita que é exagero da mídia? Dos interesses comerciais da globalização? Acha que é uma questão política? Contra quem?

Ou acredita que a prudência, que a prevenção é importante neste momento?

Pode ser que não dê nada. Tomara né???

Mas deu na China. No Irã. Na Itália. Na França. Na Espanha. Milhares de pessoas morreram e estão morrendo ainda e agora a América do Norte e do  Sul estão mobilizadas, pois o vírus chegou aqui. Ele pode ser maior ou menor a partir das medidas que adotarmos.

Não somos Europa, nem China.

De que lado você quer ficar?

1 Comentário

  1. Sou eternamente grato a Bolsonaro, pois nos livrou do pior vírus que já grassou por estas paragens: Vírus Sapubarbudus.

    Outro vírus que gostaria de saber extinto: Vírus PTus.

Deixe uma resposta