OAB e Instituto Vladimir Herzog denunciarão governo Bolsonaro na ONU

Foto: Agência Brasil

Abuso de autoridade

O presidente Bolsonaro decidiu fazer 36 vetos a dispositivos do projeto que trata do abuso de autoridade. O prazo para a sanção da lei termina hoje.

“Redução do espaço democrático”

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, disse que houve uma “redução do espaço democrático” no Brasil, especialmente com ataques contra defensores da natureza e dos direitos humanos.

“Nos últimos meses, observamos (no Brasil) uma redução do espaço cívico e democrático, caracterizado por ataques contra defensores dos direitos humanos, restrições impostas ao trabalho da sociedade civil”, disse Bachelet em entrevista coletiva em Genebra.

Ela falou sobre um aumento de violência policial. De janeiro a junho, disse ela, só no Rio de Janeiro e São Paulo, 1.291 indivíduos foram mortos pela polícia.

Resposta bolsonarista

Em resposta, o presidente Bolsonaro disse que Bachelet defende “direitos de vagabundos”. Ainda citou o pai da ex-presidente do Chile, disse que se o ditador chileno, Augusto Pinochet, não houvesse derrotado esquerdistas, entre eles o pai de Bachelet, o Chile hoje seria “uma Cuba”.

Com informações: G1

Denúncia na ONU

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Instituto Vladimir Herzog denunciarão o governo Bolsonaro na ONU por retrocessos à democracia e por fazer apologia à ditadura.

Além disso, as entidades se unirão para realizar um evento paralelo na própria sede das Nações Unidas para apresentar detalhes do que chamam de “desmonte” das estruturas de justiça, memória e verdade no país.

A iniciativa estava sendo planejada antes mesmo das declarações de Bolsonaro sobre o pai da ex-presidente chilena. Mas ganha força com o ocorrido.

Com informações: UOL

2 Comentário

  1. E as fakenews não param…
    A violência no governo Bolsonaro DIMINUIU, basta pesquisar.
    E a tal OAB é ilegal, NUNCA houve lei aprovando essa instituição criminosa no Congresso pelos parlamentares!

  2. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Instituto Vladimir Herzog denunciarão o governo Bolsonaro na ONU por retrocessos à democracia e por fazer apologia à ditadura.

    Apologia a ditadura ? Retrocesso da democracia ?

    Por isto que digo , para que serve a OAB ?

Deixe uma resposta