O espaço do PMDB no segundo governo de Napoleão Bernardes

O PMDB busca reciprocidade do prefeito reeleito Napoleão Bernardes (PSDB) neste segundo mandato. O partido foi importante no projeto de reeleição do tucano. Ajudou com o tempo de televisão e, principalmente, por não sair com candidatura própria ou até apoiar o principal adversário, Jean Kuhlmann (PSD).

Ouvi o presidente da Comissão Provisória do PMDB em Blumenau, Ericsson Luef, na entrevista para os colegas Marciano Régis e Edmilson Luis, no Meio Dia Esportivo. Cuidadoso, deixa claro que espera reconhecimento: “o prefeito tem ciência do tamanho do PMDB, o que representou o PMDB não ter candidatura própria”, afirmou Ericsson, lembrando: “a retirada da candidatura a prefeito de Marcelo Lanzarin foi um processo traumático, fizemos um gesto, aguardamos o retorno”, disse o empresário, mas sempre “respeitando a decisão que o prefeito tomará”.

O PMDB contabiliza pelo menos duas vagas no primeiro escalão do segundo mandato. Uma delas, muito falada, é a presidência da Fundação Municipal de Desportos, pasta comandada pelo PSDB há pelo menos oito anos. É uma área onde Ericsson circula bastante, como vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol e ex-dirigente do Metropolitano. Mas ele não estará no Governo e sim com pessoas de sua confiança.

Hoje o PMDB tem uma vaga no primeiro escalão, com Paulo França na secretaria de Obras. Mas esta vaga não está na contabilidade do presidente da Comissão Provisória, pela postura que França teve no processo eleitoral, não participando ativamente do processo em prol dos candidatos peemedebistas a vereador.

Ericsson Luef consolida-se com uma liderança regional, buscando uma janela no cenário estadual. Dá as cartas no PMDB local, com respaldo da direção estadual, leia-se Mauro Marini, Eduardo Pinho Moreira e Dário Berger. Pavimenta uma candidatura a deputado federal, com bastante antecedência, como reza a cartilha do planejamento eleitoral.

Assim como o PMDB, outros partidos, em especial o PP e o DEM,  vão cobrar uma fatura maior do prefeito reeleito, que precisará desdobrar-se para acomodar todos os interesses.

Não será fácil.

3 Comentário

  1. Apoio partidário : Cargos na Prefeitura

    Os políticos deste pais não vão mudar nunca …é uma vergonha .

  2. Bando de Prostitutas !!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Cai fora Marcelo Lanzarin, se não tua vida politica tá acabada.

  3. Com todo o respeito as opiniões, e sendo do PMDB, o que realmente aconteceu é que as lideranças municipais simplesmente se ACOVARDARAM, em troca hoje de alguns “carguinhos” … O PMDB é muito maior…., mas preferiram a MEDIOCRIDADE DE APOIAR estes que aí estão……..
    LASTIMÁVEL E LAMENTÁVEL…..
    ABAIXO A REELEIÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*