O desafio do PT de Blumenau

Foto: divulgação

A deputada federal Ana Paula Lima (PT) resiste em assumir a candidatura à Prefeitura de Blumenau. Em recentes entrevistas, ela faz questão de destacar o bom momento que vive na Câmara dos Deputados, onde é vice líder do Governo e ajuda a fazer o embate com a oposição.

Caso confirme o nome, concorrerá pela terceira vez. Em 2012, quando fez  53.903 votos, 29,04% – último importante desempenho do PT na eleição em Blumenau -, e em 2020, quando fez apenas 8.359 votos, 5,21% do total de votos válidos. Em 2016, com Valmor Schiochet candidato, foram 8.911 votos, 4,93% do total.

Este é o desafio do PT e de Ana Paula, caso decida encarar a candidatura. Os patamares petistas nas duas últimas eleições são muito pequenos se pensarmos no que o partido já alcançou, inclusive em 2012. Aquela coisa de ter, 20, 25% do eleitorado não existe mais.

É fato que, na eleição de 2022, Décio Lima, concorrendo a governador, fez em Blumenau 33 mil votos no primeiro turno, 16,89% do total, e 49.482 no 2º turno, 24,51%, mas é uma outra eleição.

Este é o desafio, além de defender o Governo Lula, é preciso uma candidatura a majoritária com algum tipo de competitividade em Blumenau para alavancar a nominata de vereadores. Se repetir os números de 2020 – foram 6.890 votos – , não elege vereador.

Tudo isso num cenário local ainda marcado pelo bolsonarismo.

4 Comentário

  1. Se vier, vai ser para receber fundo eleitoral, chance de vencer é zero. Melhor ficar defendendo o ex presidiário ma câmara.Ate porque é melhor que ficar defronte a sede da PF em Curitiba.

  2. Contanto que a maior agremiação de ”maravilhosos”, ”inteligentes, másculos e bonitos”, não eleja mais edis, já está bom.
    Essa última caracterização foi demais não é? Até com o nível cognitivo deles, são capazes de desconfiar, que é ironia.
    A esqueci eles também são super, mas super elegantes, como ” o Senador mais másculo do país, não do mundo”, sabem quem é não??
    Dica, veste lindos coletes, no calor de Brasília. É muito elegante o efebo longevo!!!

    Prof. Dr. Luciano Zucchi.

  3. Bem isso Sr. Rubens Serpa, vai levar um belo pé na bunda que é o que ela merece por defender ex presidiário, ladrões e comunistas.

  4. Realmente temos de ”lutar contra a invasão comunista soviética”, um perigo isso, vão tomar conta do país, do mundooooo.
    Que tristeza, o comunismo do século XXI mudou tanto, hoje é a favor das grandes indústrias (PRIVADAS), auxilia o ”o capital” a se reproduzir, a circulação interna de bens e consumo, sim é super a favor de ”CONSUMO”, inclusive incentiva através de programas, incentiva o crescimento dos pequenos empresários, esses capitalistasinhos, ai que horror!
    Esse comunismo de hoje parece até ”CAPITALISMO”!!!!
    Esse comunismo de hoje, tem cara de capitalismo, pernas de capitalismo, braços de capitalismo, cheiro de capitalismo, é é….. ”CAPITALISMO”
    Porque inteligentes criaturas, o comunismo, como sistema econômico, acabou com a queda da URSS, em 1991.
    Prof. Dr. Luciano Zucchi.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*