Novo campus da UFSC em Blumenau é uma ducha de água fria no sonho de Federalização da FURB

Foto: divulgação UFSC

Por mais que digam que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, é inegável que a confirmação da mudança do campus da UFSC em Blumenau para uma estrutura bem maior – o campus vai funcionar no espaço que já pertenceu a Uniasselvi, nas proximidades do Terminal Aterro – não deixa de ser uma – mais uma ! – ducha de água fria naqueles que sonham em ver a FURB federalizada.

Vale lembrar que o movimento FURB Federal perpassa algumas décadas, mas ganhou um novo fôlego dentro do recente plano de expansão de vagas federais em Santa Catarina. Muitos viram como a oportunidade de mostrar que a Universidade Regional de Blumenau tem a estrutura pronta para receber novas demandas e oferecer ainda muito mais, pela sua trajetória e importância.

É preciso dizer que os representantes do Governo Federal, que visitaram Blumenau em setembro, nunca sinalizaram com esta possibilidade. Conheceram a FURB, gostaram do que viram, indicaram caminhos – o PPA foi um deles – , mas nunca condicionaram a uma eventual suspensão do plano de expansão da Universidade Federal de Santa Catarina já em curso.

A confirmação, na virada do ano, da assinatura do contrato para o novo endereço da UFSC em Blumenau é um choque de realidade de que a estrada é longa. E, sem uma mobilização de fato da cidade e da região, o sonho tem tudo para ficar pelo caminho.

2 Comentário

  1. Isso jamais acontecerá durante um governo do PT Acompanho esse “roteiro” aqui pelo Informe Blumenau e lembro que durante o governo federal anterior, a pergunta era “como?”, enquanto para os governos anteriores era “por que?” e para o governo atual a pergunta seria “para ricos, brancos e fascistas?”

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*