Menos de dez usuários na audiência que debateu o futuro do transporte coletivo de Blumenau

Enquanto um grupo de pessoas protestava fritando Lulas em frente à Prefeitura.

Enquanto um outro grupo de pessoas, que não se bica com o primeiro, levava o Pixuleco para protestar contra a decisão do ministro Teori Zavascki de transferir a investigação sobre o ex-presidente Lula para o STF.

manifestacoes 23 03 16

Enquanto o juiz Sergio Moro volta atrás e decide não dar publicidade a documentos que indicam possíveis repasses de dinheiro para mais de trezentos( inicialmente eram duzentos) políticos, de 24 partidos.

Enquanto isso, cerca de 150 pessoas discutiam o que é melhor para o novo sistema de transporte coletivo de Blumenau, na audiência pública promovida pela Prefeitura para atender as exigências da elaboração do edital de licitação.  Menos de dez eram usuários. A contagem foi possível quando uma pessoa que usou o microfone fez o questionamento.

Lembrando que cerca de 120 mil pessoas usam o transporte coletivo por dia na cidade.

audiencia prefeitura onibus

Ao contrário do cunho fortemente político da audiência realizada há duas semanas na Câmara, esta foi mais organizada, comedida e com proposições mais qualificadas.

Mas inócuas, no meu ponto de vista. A Prefeitura já tem claro como fazer o edital.

Talvez a proposta mais concreta, apresentada por algumas pessoas que se manifestaram e bem lembrada pelo colega jornalista Giovanni Ramos, foi a de dividir a cidade em regiões e contar com mais de uma empresa para operar o sistema.

Duvido.

Sobre quem estava lá na plateia, que eu percebi: os secretários de comunicação Raimundo Mette e de Gestão Governamental, Paulo Costa; o ex-presidente do Seterb, que coordenou a comissão que resultou na intervenção do Consórcio Siga, Sérgio Chisté, usou a palava e fez uma apresentação, como cidadão e entendido, pontuando uma série de situações.audiencia prefeitura onubus

Entre os vereadores, os três do PT – Vanderlei de Oliveira, Jefferson Forest e Adriano Pereira -, Ivan Naatz (PDT), Fábio Fiedler (PSD) e o glorioso Becker (DEM), que estava na primeira fila.  Nenhum representante do partido do prefeito, o PSDB, nem o líder do Governo, Robinho, atualmente sem partido.

audeiciena prefeitura onubus

Estavam lá também representantes do Sindetranscol e da Viação Piracicabana, assim como secretário de Combate a Fome do governo Colombo e pré candidato a prefeito, Arnaldo Zimmermann (PCdoB).

Enfim, a primeira parte protocolar de ouvir o povo foi feito.  A audiência aconteceu no Eisenbahn Biergarten, das 19h às 22h desta quarta-feira.

audeincia prefeitura onibus
Fotos: Alexandre Gonçalves/Informe Blumenau

4 Comentário

  1. A população não comparece porque não acredita na politicagem.O que o vereador Becker foi fazer lá , assinar outro documento com lápis. ..ou foi ouvir para depois levar o recado ao prefeito …façam o que deve ser feito, transporte público de qualidade, sem maracutaias e propinas .Foi muita gente que está envolvida com a prefeitura , mas envolvida nas pilantragens…

  2. NINGUÉM TEM A CORAGEM DE DIZER MAS EU TENHO:OS ÔNIBUS DA EMPRESA GLÓRIA RODOVEL E VERDE -VALE ERAM MIL VEZES MELHOR DO QUE OS QUE ESTÃO RODANDO AI NA CIDADE.ESTOU DIZENDO DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS,NÃO QUESTIONO AS OUTRAS SITUAÇÕES.

  3. Estive presente das 18:45 ate 21:05. Não pude falar, pois o processo para “fala” teve seus problemas; precisei sentar junto aos bancos de madeira por questões de saúde e … não chegou a minha vez de falar pois a cada fala de um das cadeiras de plastico, mais 5 ou 8 falavam a seguir, desrespeitando a “fila” dos que se candidataram para a fala após a abertura da fala aos presentes. Pelo adiantado da hora só me restou: ir embora, enviar e-mail ao sr Lairto/SETERB com minhas propostas. USUÁRIA – Moradora Boia Vista

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*