Familiares de pacientes recuperados da Covid-19 em Blumenau poderão fazer testes rápidos, veja como

Foto: João Vitor Korc/PMB

A partir desta sexta-feira, dia 10, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) irá disponibilizar um canal on-line para marcação dos testes rápidos de pessoas que são residentes no mesmo domicílio de pacientes recuperados da Covid-19. O acesso pode ser feito neste endereço aqui, ou clicando no banner que estará disponível na página principal do site da Prefeitura de Blumenau. Nos próximos dias, a funcionalidade deve ser disponibilizada também no aplicativo Pronto Mobile.

Por meio do link, após o preenchimento de dados de identificação, será possível escolher o horário para fazer o teste, bem como a unidade, entre o Ambulatório da Vila Germânica ou um dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) localizados nas regiões dos bairros Badenfurt, Centro, Escola Agrícola, Fortaleza, Garcia, Itoupavas e Velha. Só devem ser agendados horários para quem reside com paciente que já terminou o período de isolamento de 14 dias.

Com mais de 1,2 mil pacientes com resultado de teste RT-PCR positivo para coronavírus em Blumenau, esta é uma forma alcançar este público específico. “Esperamos facilitar o acesso ao teste, além de evitar dificuldades do contato telefônico e de deslocamentos desnecessários, o que impede aglomerações em tempos de pandemia. Além disso, com os resultados destes testes teremos ainda mais informações sobre o comportamento do vírus na cidade, que podem ser utilizadas em novas estratégias de combate”, afirmou o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

É indispensável que os nomes dos contactantes estejam listados no Termo de Declaração que os pacientes recebem quando procuram atendimento no Ambulatório da Vila Germânica, conforme estabelecido na Portaria Federal 454/2020. Sem a apresentação deste documento, o teste não poderá ser feito..

As pessoas que se encaixam nos outros critérios de públicos aptos fazerem o teste rápido, conforme a Portaria Nº 556/2020 Gabsemus, poderão fazer o teste em um dos sete AGs, sem necessidade de agendamento. A portaria prevê que o município disponibilize a testagem rápida para: idosos sintomáticos (pessoas com 60 anos ou mais) não residentes de Instituições de Longa Permanência (ILP); cuidadores de idosos com certificação profissional, registro em carteira, ou declaração assinada do empregador; além de casos específicos de servidores públicos municipais.

Fonte: Comunicação PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta