Eu moro no Vale Europeu do Globo Repórter. E você também!

Foto: divulgação Globo

Opinião aviso artigos terceiros
marina_melz_100x100Marina Melz

Jornalista

 

O Globo Repórter, exibido na última sexta-feira (19), foi uma grata surpresa para o Vale Europeu. Embora as gravações tenham acontecido em 2015, começamos o ano com o pé direito e com um público talvez nunca antes visto contemplando a nossa região. Foi lindo, foi emocionante, foi comemorado e com muita razão.

Mas, como tudo para o blumenauense fundamental (te dedico, Maicon Tenfen!) é motivo para polêmica, a vinheta nem tinha começado e já pipocavam nas redes sociais os memes sobre não morarmos no mesmo lugar que o Globo Repórter mostrava.

Sinto lhes dizer, do alto do calor senegalês desta tarde de sábado em Blumenau, que eu moro no Vale Europeu do Globo Repórter, sim. E você também.

Antes de mais nada, é preciso que se entenda que o Globo Repórter em momento algum se propôs a fazer uma análise social da nossa nada mole vida. É um programa que já na chamada deixava claro que se dedicava a mostrar as belezas deste pedaço de terra. As be-le-zas. E foi isso que fez.

Nada daquilo é mentira.

A escola bilíngüe existe, o cicloturismo é fortíssimo, o turismo rural é uma realidade que está mudando a vida das famílias, as cavernas estão lá, os Clubes de Caça e Tiro também. Eles não nos resumem, mas existem. E ninguém falou que nos restringimos àquilo.

Conheço duas pessoas que apareceram nesta primorosa edição. A Hanna-lora, de Pomerode (SC), aparece falando da maior paixão da sua vida: as cucas. Fiquei emocionada ao perceber que escolheram o case certo: ela é uma mulher simples, com sorriso sempre no rosto e uma cuca fresquinha sempre à mão. Ela não é de mentira. Na sua pouca altura e muito talento, sobram determinação e amor pelo que faz. Exatamente como o programa mostrou.

Também conheço o Moacir, que fala uma das mais icônicas frases do programa: “nossa região não perde em nada para a Europa. A única diferença é que lá os morros estão cheios de neve. Aqui não”. Ele está falando em relação ao cicloturismo, claro. E eu acredito no que ele diz. Ou não teríamos um dos circuitos mais visitados e queridos pelos praticantes da modalidade. Ou não seríamos uma bem construída referência neste sentido.

É fácil dizer que não somos tão europeus assim quando as únicas visitas que fizemos ao velho continente foram resumidas a pontos turísticos. Você sabia que as nossas leis trabalhistas são mais avançadas que as deles? Ou que lá, onde tantos dizem que sonham morar, falta emprego? E que lá pessoas morrem de frio, você sabia? Ninguém é tão perfeito quanto os turistas imaginam. E tudo bem. Não é o fim do mundo, não é mentira, não é farsa.

Ninguém aqui esqueceu os problemas. Temos a Piracicabana, falta uma placa decente indicando a entrada da cidade na BR-470 e, vejam só que desastre, também temos a 470. Mas temos o sorriso da Hanna-lora, a paixão por duas rodas do Moacir, espaços para pesca a degustação de trutas, grupo de maracatu, estamos chegando à segunda edição do TEDxBlumenau, somos a capital da cerveja, uma das mais conhecidas regiões para prática de raffting.

Tudo isso é verdade, tudo isso existe. E se você não conhece, não é culpa do Globo Repórter. É uma crença besta de que só é possível se surpreender com um passaporte na mão que já deveria ter sido deixada de lado há muito tempo.

Triste não é saber que temos muito a melhorar. Mas perceber o quanto não sabemos valorizar o que temos para admirar. Nosso problema pode não ser mais mídia, mas continua sendo auto-estima.

Foto: divulgação Globo
Foto: divulgação Globo

15 Comentário

  1. Pois Eh! RBS sentiu o golpe… Tudo no GR é verdade, porém as pessoas precisam ser incentivadas a ver tudo isso e participar disso. O jornalismo marrom tem o pessimismo como resultado.

  2. Texto perfeito. Nasci Blumenau, Pomerode me criou, moro em Blumenau, amo circular pela nossa região, explorar um cantinho que ainda não vi. Emocinada fiquei qdo vi tantos lugares e as pessoas falando do que fazem e da felicidade de estarem ali. O resto depende da abordagem e da maturidade em querer resolver, como em qualquer outro lugar foi feito. O que não está bom precisa de conserto. Abs.

  3. É simples meus queridos que moram em nossa linda Blumenau que eu tanto amo.E que nossos governantes estão destruindoo…VÃO ATÉ O PONTO DE ONIBUS MAIS PRÓXIMO DE SUAS CASAS E TENTEM IR ATÉ O HOSPITAL SANTO ANTONIO FAZER UMA CONSULTA DE EMERGENCIA.DAI VOLTA AQUI E ME CONTA COMO FOI.VOU FICAR ESPERANDO!!! SÓ TE DEZEJO BOA SORTE.

  4. Perfeito. Orgulho desse vale. Orgulho das perfeições e que as imperfeições sejam pontuais e passageiras. Não teremos nunca a perfeição mas buscaremos sempre o melhor

  5. Muito bom seu texto Marina. Concordo com você. Temos problemas sim, mas não podemos deixar de amar o lugar que escolhemos para viver e sermos felizes aqui.

  6. Estou a procura de um lugar p morar longe desse rio de janeiro muita violência por aqui.amei a materia do globo repórter, será q tem emprego p farmaceutico por aí. ..?

  7. Olá sou de Salvador BA, vi a reportagem do Globo Repórter, me encantei com o local, muito bom para criar nossos filhos e cuidar da nossa família, claro que sei que não é um mundo perfeito, como mostra o meio televisivo, cada região tem suas particularidades, mais achei o Vale Europeu Fascinante, lindo….
    Gostaria de saber como faço para consegui (conquistar) um emprego por ai e levar minha filha e meu marido comigo?

  8. GENTE EU SOU DE MINAS,ME ENCANTEI COM O VALE,TB QUERO ME MUDAR E VOU FAZER QUE NEM A ADRIANA,TEM EMPREGO PARA PSICOLOGA AI? TENHO MUITA EXPERIENCIA…

  9. Olá, eu sonho em morar ai no vale Europeu, tenho pouco tempo vida, posso fazer trabalhos leves para sobreviver, trabalho sempre como voluntaria onde tem enchentes e outras calamidades. criei um grupo de missionarias, somos da missão anjos na terra. se alguem puder me ajudar agradeço de coração… quero terminar minha vida ai neste lugar maravilhoso, obrigado e abraços a todos dai..

  10. Olha o naipe dos comentários.
    NAO TA SOBRANDO EMPREGO NA REGIAO E QUEM TA DESEMPREGADO SABE MUITO BEM DISSO.
    JA ESTAMOS COM UM SÉRIO PROBLEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA. ASSALTOS E FURTOS COM DIVERSAS OCORRENCIAS TODOS OS DIAS E OLHA O IMPACTO QUE TEVE O PROGRAMA SÓ PELOS COMENTÁRIOS AQUI E EM OUTRAS REDES. PESSOAS DE FORA CADA VEZ MAIS QUERENDO MORAR AQUI POR CAUSA DESSAS PROPAGANDAS.

    A REGIÃO POSSUI MUITA BELEZA NATURAL, SÓ QUE DIZER QUE TA SOBRANDO EMPREGO??????? MESMO QUE TENHA SIDO GRAVADA ANO PASSADO, LA TAMBEM NAO ESTAVA SOBRANDO NAO, É SÓ ENTRAR NOS SITES DE RECURSOS HUMANOS E VER. BLUMENAU NAO ESTÁ ACOMPANHANDO O RÁPIDO CRESCIMENTO.

    EM BREVE VAI VIRAR UMA CURITIBA (que estragaram com tanta propaganda boa na decada de 80 e 90)

  11. Olá me chamo Sirlene amei a materia, tb gostaria muito de conseguir um emprego nessa região.

  12. vivo em Willowdale, Toronto, Ontario, Canada
    gostaria de abrir uma escola de lingua Inglesa e frances ai em Vale Europeu. podem me informar se ser uma boa investimento?
    ou se ja tem uma escola de linguas por ai, eu gostaria de ser professor de Street English e Le Francais
    email me back
    [email protected]

  13. talvez tenha alguem que queira em parceria comigo, abrir uma escola de idioma, lingua Inglesa, ensino novo metodo atraves do Street english. rapida aprendizagem e eficaz.. melhor que as de ensino tradicional atraves de gramatica

  14. Tudo ótimo ! Tudo lindo!
    Moro em um município aonde falta tudo mas tudo mesmo.
    Não tem uma cheche uma escola infantil. O lixo toma conta das ruas.
    Emprego? e o mesmo que ganhar na loteria. Esgotos a céu a Berto . médico só quando eles querem atender.
    E verdade isso existe.
    Mas eu não vou dizer aode é.
    Porque tem muita gente que ama o inferno real.e eu tenho que respeita.
    Agora tem muitos críticos dessa região que vive o inferno virtual.
    E como falou o homem dos anos ai
    No vale .
    Aqui para ser o seu só falta eu ver Deus..

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*