Estudantes do SESI de Blumenau se classificam para fase nacional de torneio de robótica

Foto: Ketlin Cubas

Os alunos do Espaço Maker do SESI de Blumenau se classificaram para a fase nacional do torneio de robótica da First Lego League (FLL), que ocorre em São Paulo de 6 a 8 de março. Além de Blumenau, as equipes de Concórdia, Timbó, Criciúma, Brusque e Rio do Sul conquistaram vaga na competição.

Os classificados foram conhecidos no último sábado, 8, em Jaraguá do Sul, onde cerca de 200 estudantes de todas as regiões do estado se reuniram.

O projeto apresentado pelos estudantes de Blumenau foi um telhado verde, feito com bandeja de madeira plástica, para reduzir o desconforto térmico causado pelas “ilhas de calor”, comuns em grandes centros urbanos. A ideia custa R$ 100,00 o m² e pesa 60 kg/ m², enquanto um telhado verde convencional custa R$ 150,00 o m² e chega a pesar 150 kg/ m². Ao comparar a temperatura de uma casa com o telhado verde a uma casa sem essa estrutura, a variação chega a 13% em alguns horários.

A empresa Carbo Brasil, especializada em gestão de resíduos sólidos, foi apoiadora da equipe e cedeu o maquinário e o termoplástico para produzir a bandeja. Os estudantes inseriram no processo a fibra de coco e de madeira, que inclusive passou a ser utilizada pela empresa.

Sílvia Helena Soares de Souza, Coordenadora de Educação Básica da Regional Vale do Itajaí, explica que a participação destes alunos em competições a nível estadual e nacional, contribui não apenas para a formação técnica e sim, para a formação pessoal de cada aluno. “Eles aprendem a se relacionar e a procurar evoluir em cada nível, é uma experiência incrível e com certeza fará a diferença na formação destes futuros profissionais para o mercado de trabalho”, diz.

Fase nacional

A disputa nacional será realizada em São Paulo, de 6 a 8 de março, e reunirá 100 equipes de todo o país. Em Santa Catarina, 36 equipes de escolas públicas, privadas e da rede SESI SENAI participaram do torneio, representando 23 municípios. A realização do evento contou com o apoio de 100 voluntários, entre eles, colaboradores da Weg e 50 juízes. Cerca de 1,5 mil pessoas passaram pelo evento.

Fonte: Presse Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta