Deputado Ivan Naatz pede criação da Frente Parlamentar em Defesa da Região Metropolitana de Blumenau

Foto: Alesc

Com apoio de outros oito parlamentares ligados a região do Vale do Itajai, o deputado estadual Ivan Naatz (PV) requereu, na Assembléia Legislativa, a constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Instalação da Região Metropolitana de Blumenau. O objetivo é acompanhar as políticas públicas, desenvolver e estimular discussões e ações da própria sociedade relacionadas à criação e instalação definitiva desta região que abrange ainda os municípios de Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó.

“Este debate e mobilização precisa ser retomado. Estamos atrasados em relação a outras regiões”, defende Naatz.

Ele acrescentando ainda que não haverá interferência na autonomia dos municípios integrantes, mas sim uma ação integrada e coletiva, e ainda com perspectivas de recursos estaduais e federais direcionados para demandas comuns a resolver como expansão de vias urbanas e rodovias, dificuldades de transporte coletivo, saneamento básico, coleta e processamento de lixo e atendimentos na saúde, além da profissionalização e fortalecimento do turismo regional.

O parlamentar justifica também que a oficialização Região Metropolitana irá estimular o associativismo entre os municípios integrantes para a busca destes recursos e investimentos nas obras de infraestrutura necessárias para viabilizar o crescimento e sustentabilidade futura da região, que hoje conta com aproximadamente 600 mil habitantes, segundo as últimas estimativas do IBGE.

“Não podemos mais continuar tentando resolver problemas comuns de forma isolada, mas sim de maneira articulada e conjunta facilitando o acesso a programas e financiamentos voltado para a região”, conclui.

A luta do Ivan Naatz é antiga, desde o tempo que era suplente de deputado estadual. O debate é importante, mas só avançará quando as lideranças das cidades que integrariam a região metropolitana encamparem a ideia. Não vejo prefeitos destas cidades se manifestarem em defesa da proposta.

2 Comentário

  1. Enfim um deputado de Blumenau e região que faz por merecer os votos .

  2. Esse deputado só pode viver em uma realidade paralela, o estado estourou o teto da lei de responsabilidade fiscal com funcionalismo público, e ele quer criar mais cargo? Aumentar ainda mais a máquina pública? Por favor, vamos ter responsabilidade com nosso dinheiro.

Deixe uma resposta