Deputado Alba quer transformar Blumenau em capital dos transplantes

O deputado Ricardo Alba (PSL) vai apresentar um Projeto de Lei para que Blumenau torne-se a Capital Estadual de Transplantes de Órgãos, com o objetivo de valorizar o trabalho de excelência realizado na cidade e propiciar ao município mais visibilidade junto aos órgãos federais da saúde, podendo até mesmo facilitar investimentos internacionais na área para a cidade.

“Transplante de órgãos é assunto muito sério, pois trata de salvar vidas”, acentua, ao ressaltar que toda abordagem sobre o tema ainda chama a atenção para a doação de órgãos, na qual Santa Catarina é um exemplo.

A ideia de apresentar o projeto de lei  veio depois de um encontro na sede da Associação Renal Vida, quando conheceu melhor o tratamento de hemodiálise e soube que em Blumenau o tempo médio na fila de espera para um transplante de rins é de apenas 8 meses, muito abaixo da média nacional (11 anos) e até mesmo dos Estados Unidos (8 anos).

Blumenau é referência por conta do Hospital Santa Isabel, com números impactantes.  Em 2012 fez o 500º transplante de fígado; em 2015 ultrapassou a marca de 1.000 transplantes renais; em 2016, atingiu a marca de 1.000 transplantes hepáticos, ano em que foi o que mais realizou transplantes de fígado no país; em 2017 foi considerado o melhor hospital transplantador do estado e em 2018 ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos em Santa Catarina.

“O título pode ser muito mais do que um designativo, ele pode potencializar a importância da cidade neste quesito junto aos organismos financiadores da saúde e colaborar na melhora da qualidade de vida das pessoas”, destacou. Além disso, pode auxiliar na própria conscientização dos catarinenses para a questão da doação de órgãos para transplante. “Até mesmo o governador do estado liberou o helicóptero à sua disposição para agilizar o transporte de órgãos”, lembrou o deputado, o que soma neste esforço de salvar vidas.

Além de apresentar o PL na Assembleia Legislativa, Alba vai contatar deputados federais catarinenses para que projeto com teor semelhante seja apresentado no Congresso Nacional, com o objetivo de dar o título a Blumenau de Capital Nacional de Transplante de Órgãos. Blumenau, que já é referência no trabalho de transplante, pode ter o título que valorize este reconhecimento.

1 Comentário

  1. Olá, existe a possibilidade de ter contato com o senhor deputado Ricardo? Sou transplantada cardíaca, pelo Santa Isabel, de 2018 e se puder gostaria de trocar uma idéia com ele sobre esse excelente atendimento!

Deixe uma resposta