Depoimento do Lula na Lava-Jato é divulgado

No início de março a Polícia Federal foi até a casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde ele foi intimado a prestar depoimento para a Operação Lava-Jato. A conversa com os delegados, representantes do Ministério Público, a defesa do ex-presidente e o Lula, foram gravadas em áudio e vídeo. Uma transcrição da conversa foi divulgada nesta segunda-feira.

O documento com 109 páginas demonstra os questionamentos feitos e as respostas para as perguntas. O Informe Blumenau fez a leitura e observa a busca pelo contraditório, técnica comum para esse tipo de interrogatório.

lula 3

 

Inicialmente o ex-presidente evita descrever nomes e cargos sobre responsabilidade de ações como a captação de recursos. Mais para frente já fornece informações a mais. Ele explica a importância da busca de doações, e justifica seu distanciamento do tema:

lula 5

 

Lula chega a mencionar a busca de doações para a campanha. Ele diz desconhecer as empresas e valores movimentados, e provavelmente não sabe mesmo. Uma estratégia que o blinda de alguma forma de investigações como esta.

lula 4

 

A investigação tratou também de empresas que receberam recursos do Instituto Lula, entre elas uma que pertence a um dos filhos do ex-presidente:

lula 2

 

Algumas perguntas chamam a atenção pela “estranheza”, como o trecho abaixo sobre a forma de locomoção de um dos ex-diretores do Instituto Lula e amigo do ex-presidente. Naturalmente existe um motivo para a pergunta, mas chama a atenção.

lula 1

Durante a declaração do ex-presidente, houve uma pausa para um café, e mesmo neste momento as transcrições das falas na sala foram feitas.  Clique aqui para ver a transcrição completa do depoimento.

3 Comentário

  1. É um cidadão que não sabe nada de nada. Não merece o status que tem.

  2. A politica no Brasil transformou-se em doença, notem que todos da política quando são investigados , não lembram de nada , não sabem nada e não viram nada . Politica causa amnésia , mas este mal tem cura ,
    chama-se carater , quem tem carater não tem amnésia .

  3. O nível das perguntas feitas ao Lula é a maior prova de que o MP nem sabe do que acusar o ex-presidente. Perguntas subjetivas, medíocres, a maioria delas já respondidas a muito tempo, tanto que Lula entregou um documento com todas essas respostas. Nenhuma acusação, nada. Ou seja, uma verdadeira farsa, um circo para denegrir a imagem do ex-presidente. Um golpe.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*