Comitê Solidariedade é criado em Blumenau

Arte: divulgação

Já pensou em ajudar através de doações ou financeiramente quem está mais precisando neste período de pandemia mas não sabia como, nem para onde encaminhar essas doações?

Foi pensando nisso que a Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí (RESVI) e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) tomaram a iniciativa e criaram o Comitê Solidariedade. O Comitê, que conta ainda com o apoio da Universidade Regional de Blumenau (FURB), organizará um conjunto de iniciativas de solidariedade para receber recursos e distribuir para quem está sendo diretamente afetado pela crise e não tem condições de obtenção de renda em função das exigências de isolamento social.

Funcionará da seguinte forma: o Comitê receberá as doações de produtos (alimentos, roupas, itens de higiene e limpeza, insumos têxteis, entre outros) ou ajuda financeira e criará uma rede de proteção aos empreendimentos de economia solidária da região e das comunidades afetadas pela crise. Assim, com os recursos arrecadados, o Comitê fomentará as redes de economia solidária e de cooperação econômica, do campo e da cidade, por meio do estabelecimento de sistema de trocas e/ou a aquisição de produtos e serviços de empreendimentos solidários e de cooperativas vinculadas à agricultura familiar, assentados de reforma agrária, agroecologia, produção artesanal, serviços culturais, etc em benefício daqueles que mais precisam.

De acordo com o Coordenador do Comitê, Prof. Valmor Schiochet, “o Comitê entende que além de uma importante problemática de saúde pública, a crise do coronavírus atinge e atingirá fortemente as dimensões sociais e econômicas da vida das pessoas e que novas formas solidárias de organizar a economia e novas formas de relação da sociedade com o ambiente deverão ser construídas. Ao fortalecer a economia e cooperação solidária, o Comitê Solidariedade promoverá a lógica da Economia Solidária como base para enfrentamento dos efeitos da pandemia do Coronavírus”.

Gostou da ideia e gostaria de contribuir?

Doações de itens de alimentação, higiene, limpeza e roupas serão recepcionados no Centro Público Vitrine da Economia Solidária, localizado na Rua São Paulo, 1525.

Atenção! Em defesa do isolamento social, entre em contato com o Comitê pelo telefone ou WhatsApp (47) 999672132 ou e-mail comitesolidariedadeblumenau@gmail.com, que o Comitê organizará a busca das doações, na sua casa ou em sua empresa/empreendimento.

Contribuições financeiras podem ser feitas através do Banco 756 – Sicoob – Cooperativa MaxiCrédito – Agência 3069 – C/C 242.106-2 (conta aberta nome da Associação Vitrine Ecosol – CNPJ: 34.047.198/0001-80).

O que é Economia Solidária?

É uma alternativa organização do trabalho, geração de renda e uma estratégia de enfrentamento da precarização, da exclusão e da desigualdade social. Na Economia Solidária (ECOSOL), trabalhadores/ras se organizam de forma coletiva ou solidária e se tornam proprietários dos meios de produção dos bens ou serviços produzidos de forma sustentável.

Se diferencia das demais formas de economia e se pauta pelos valores da igualdade, autogestão, cooperação, democracia, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano.

Contatos e informações:

Comitê Solidariedade – Redes de Economia Solidária como alternativa à crise do Covid-19

Endereço: Centro Público Vitrine da Economia Solidária
Rua São Paulo, 1525 – Bairro Itoupava Seca
CEP 89030-001 – Blumenau – SC

Telefone ou WhatsApp: (47) 999672132
e-mail: comitesolidariedadeblumenau@gmail.com

Doações Financeiras:

Comitê Solidariedade
Banco 756 – Sicoob – Cooperativa MaxiCrédito
Agência 3069
C/C 242.106-2
CNPJ: 34.047.198/0001-80 (conta aberta nome da Associação Vitrine Ecosol)

Mais informações:

(47) 999672132 (Comitê)
(47) 99659-2463 (Prof. Valmor)

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta