“Chega uma hora que precisar dar um basta”, Napoleão Bernardes, sobre a crise no Consórcio Siga

Foto:Alexandre Gonçalves/Informe Blumenau

Depois de saber da ameaça do Sindetranscol de colocar os ônibus nos arredores da Prefeitura caso os trabalhadores não recebam o 13º salário até o meio dia desta sexta, 18,  o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) convocou uma entrevista coletiva com a imprensa na tarde dessa quinta.

Foto:Alexandre Gonçalves/Informe Blumenau
Foto:Alexandre Gonçalves/Informe Blumenau

Ele comunicou que as três empresas do Consórcio Siga estavam sendo notificadas para apresentarem, em até 15 dias, defesa sobre aspectos que não estariam sendo cumpridos no contrato de concessão e apresentar uma proposta concreta de recuperação. Em outra postagem, trato de alguns pontos colocados neste documento.

A posição das empresas será avaliada pela comissão criada por decreto recentemente, com funcionários de carreira, que encaminhará um parecer para o prefeito. Cale ele atuar como juiz e decidir o encaminhamento.  Como milagre não existe (sem ofender aqueles que acreditam), a Prefeitura dá mais um passo para decidir pela caducidade, uma palavra bacana para dizer “game over”, acabou.  Resta saber será de todo o consórcio Siga ou apenas da empresa Nossa Senhora da Glória, responsável por 66 % do serviço.

O afastamento da Glória é a possibilidade mais concreta, apesar de nem Napoleão, nem o presidente do Seterb, Carlos Lange, nem Paulo Costa, secretário de Gestão Governamental, que também participaram da coletiva, terem falado isso com estas palavras. Mas deixaram escapar que Glória e Rodovel já teriam sondados eventuais parceiros para assumir o Siga.

O prefeito pediu a compreensão para a complexidade e dificuldade do momento e do que pode vir. “Se confirmar, será um cenário muito difícil no médio prazo”, referindo ao eventual processo de caducidade e, consequentemente,  a substituição de uma ou outra empresa ou do consórcio como um todo. “Mas é uma janela, uma oportunidade para que se construa do zero um novo modelo, fazer nascer um sistema moderno”, também afirmou Napoleão Bernardes. Com essas duas frases, a autoridade maior do Município parece encaminhar a decisão.

Reclamou da letargia dos empresários e do radicalismo do Sindetranscol. Sobre o protesto anunciado pelos trabalhadores, resumiu: “lamentável a ameaça, é uma chantagem”. Napoleão espera que as empresas paguem o décimo terceiro nesta sexta, mas já trabalha com algumas perspectivas.

O presidente do Seterb confirmou que já foi feito um contato com a Polícia Militar e que a Guarda de Trânsito ficará de prontidão para ajudar nos inevitáveis transtornos que a mobilização deve provocar, caso se confirme. Carlos Lange não descarta a possibilidade de se buscar uma medida cautelar para evitar o protesto na forma que foi anunciado pela diretoria do sindicato.

Lembrando que sexta-feira, dia 18, a Prefeitura entrará em férias coletivas por um mês. Como escrevi em outra postagem, tem gente desarrumando as malas.

Aqui você confere uma postagem sobre o grande desafio do prefeito e um vídeo onde ele fala sobre os próximos passos a partir de agora e do protesto marcado para esta sexta-feira. 

1 Comentário

  1. “Fazer diagnostico detalhado da situação do
    transporte coletivo. Com os resultados definir
    e implantar em 2013 um plano de melhoria.
    Entre 2014 e 2016 estão prevista a renovação
    da frota, ampliação de linhas e horários para
    reduzir o tempo de espera e a busca alternativa
    para a redução de tarifas , após análise da
    planilha de cálculos .”
    Esta foi a proposta de campanha do atual
    Prefeito sobre o transporte coletivo em
    05/11/2012 , publicada em jornais da cidade.

    Penso que qualquer outro comentário seja desnecessário sobre tudo que envolve o Consórcio SIGA.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*