Aproximação de Lula com os partidos vai dar um nó em muitas lideranças catarinenses

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus representantes tem sinalizado que buscam uma relação diferente com o Congresso Nacional, de diálogo e não de conflito. É isso que sinalizam os primeiros movimentos, buscando um apoio inicial para cumprir as promessas sociais de campanha, mas já mirando a relação com os parlamentares eleitos que assumem em fevereiro de 2023.

Fora os partidos que já estavam aliados, PSD e MDB já estão ou estão cotados para integrar a equipe de transição e compor o Governo. E outras siglas mais devem vir. Lula já conversou com o poderoso Arthur Lira, (PP) presidente da Câmara, líder do Centrão e um dos aliados mais próximos do presidente Bolsonaro.

Esta aproximação deixa muitas lideranças políticas de cabelo em pé em Santa Catarina. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), bolsonarista convicto, já sinaliza que deva deixar a sigla caso se confirme. Mas outros não poderão tomar o mesmo rumo, mesmo que queiram, como é o caso do deputado federal eleito, Ismael dos Santos, sob pena de perder o mandato por conta da legislação. Ismael vai assumir um papel vigilante na Câmara, mas não fara uma oposição intransigente.

Vale lembrar que o PSD, quando Raimundo Colombo era governador, se aproximou muito da presidente Dilma Roussef (PT). Ele evita falar em público, mas reconhece o valor das administrações petistas para SC quando estava à frente do Governo.

 

 

4 Comentário

  1. Se o ex presidiário assumir , não será surpresa os atuais aliados de Bolsonaro virarem a camisa . De políticos esperamos tudo , até se aliar a um ex presidiário, chefe de quadrilha , financiador de governos comunistas , e isto tudo pago pelo povo brasileiro , mas os culpados , são os eleitores dele . Quem votou pelo futuro do Brasil vai ter que engolir, mas jamais aceitar .

  2. Caro Pedro , “Çerpas” , não existe , caso queira se dirigir a minha pessoa , saiba pelo menos escrever corretamente , é SERPA . No informe Blumenau , insiro nome e sobrenome , não me escondo e sei escrever e ler , fato que a maioria dos “Geraldos ” desconhece .
    Desculpe , “Geraldos” são todos aqueles que votaram em Lula , pois Geraldo Alckmim chamou Lula de ladrão em rede nacional e se juntou a ele .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*