Alesc comemora 30 anos da Constituição com sessão especial e exposição

Foto: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL

A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira, às 19 horas, sessão especial em homenagem aos deputados que promulgaram a Constituição do Estado de Santa Catarina em 1989. A solenidade integra as comemorações dos 30 anos da carta magna estadual.

Na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa, será aberta, também nesta terça-feira, uma exposição que retrata o período de elaboração da Constituição, promulgada no dia 5 de outubro de 1989. A mostra é composta por 12 painéis do acervo histórico e cultural da Alesc, que documentam o processo de elaboração da Constituição de 1989 desde a primeira reunião sobre o assunto, convocada por um grupo de mulheres em março de 1987.

A história da elaboração da Carta Magna é contada pelo deputado constituinte Salomão Ribas Junior – que presidiu a Comissão de Sistematização do texto convertido em lei maior – no livro Participação e Transparência – 30 anos da Constituição do Estado de Santa Catarina (1989 – 2019). O livro será lançado durante a sessão especial, que terá início às 19h, no Plenário Osni Régis.

Durante a sessão especial serão homenageados os 40 deputados constituintes que atuaram na elaboração deste que é considerado o mais importante instrumento de proteção da cidadania e de fortalecimento da democracia em Santa Catarina. O deputado constituinte Paulo Afonso Evangelista Vieira falará em nome dos homenageados.

Fonte: Agência AL

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta