Câmara inicia votação da reforma da Previdência na manhã desta quarta

Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, por 353 votos favoráveis a 118, nesta madrugada, o encerramento da fase de discussão, em plenário, da PEC que altera as regras para aposentadoria no Brasil. Com isso, os deputados podem partir para o próximo passo da análise da reforma, que é a votação do texto-base.

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, convocou sessão para as 9h, mas disse que somente às 10h30 dará início aos trabalhos, com a concessão da palavra a seis oradores (três pró e três contra a reforma), por cinco minutos cada um.

A intenção é tentar votar o texto-base da reforma pela manhã e partir para a votação à tarde dos destaques (trechos específicos do texto destacados para votação em separado).

Inicialmente, havia a expectativa de que o texto-base fosse votado nesta terça-feira (9). Mas os debates começaram somente por volta das 21h da terça, devido a um movimento de partidos que pressionavam por mudanças no projeto e exigiram negociações durante todo o dia.

Entre as alterações defendidas por esses partidos estavam a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência e a alteração das regras para aposentadorias de mulheres e professores. Além disso, parte dos deputados pressionava o Palácio do Planalto pela liberação de emendas parlamentares.

No início da madrugada, os deputados aprovaram um requerimento para encerramento da discussão. Isso permite que seja realizado o processo de votação do texto-base.

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*