Nova coleta de lixo em Blumenau exigirá mudança de mentalidade da população

Foto: PMB

Nesta sexta-feira, 14, completou-se uma semana de trabalho da empresa Racli está fazendo a coleta de lixo em Blumenau, vencedora que foi da licitação para o serviço. Além da coleta de resíduos orgânicos, a empresa tem a responsabilidade de ampliar o número de contêiners, hoje restritos na área central, e fazer a coleta seletiva em 100% das localidades da cidade. Hoje ela chega apenas a metade.

Os atuais 220 contêiners serão substituídos e outros serão instalados nos principais corredores de serviços em um prazo de até 12 meses, totalizando 2 mil equipamentos.

Em até 30 dias, a Racli precisa apresentar o plano de coleta e, após aprovado pelo Samae, inicia a coleta seletiva em 100% das vias públicas.

Essas novidades exigirão muita  conscientização e mudança de postura também.

A começar pelos contêiners, que nos bairros serão colocados nos corredores de serviço e ruas mais movimentadas. Nessas regiões, os moradores terão que se deslocar até eles para colocar os lixos. O caminhão não mais fará o recolhimento em frente as casas.

E todos, sim, todos, deverão ter cuidado de não colocar o lixo orgânico no contêiner do lixo seco, fato infelizmente corriqueiro nos equipamentos instalados no centro, o que inviabiliza reciclagem.

Além do mais, a ampliação da coleta seletiva para toda população, saltando 50%, exige a participação efetiva dos moradores na separação dos lixos para que os investimentos valham a pena. E mais uma vez,  muita conscientização!

A Prefeitura de Blumenau demorou cerca de dois anos e três meses para consegui viabilizar um serviço de coleta de lixo definitivo. Ele vem com atraso, mas com uma proposta mais abrangente e efetiva.

Todos temos que fazer nossa parte!

1 Comentário

  1. Em dia de chuva levar o lixo todo que se acomula até a rua principal, isso é bem desvantajoso, além de perdemos tempo com nossa rotina já progamada, já o trabalho deles é recolher o lixo então não tem por que terem pressa

Deixe uma resposta