Vereador Marco Antônio Wanrowsky assume a Prefeitura de Blumenau

Foto: divulgação Câmara de Vereadores Blumenau

Não, o Informe Blumenau não enlouqueceu. Mas pescou a informação no final de semana e ela confirmou-se.

O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) vai licenciar-se do cargo para disputar a reeleição e em seu lugar assumirá o vereador Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), que não é candidato a nada,  depois de ocupar cadeira nas últimas seis legislaturas.

Mas como? Foi preciso uma engenharia política de dar inveja a qualquer um metido a entendido, como é o meu caso.

Pela linha de sucessão, os nomes seriam, pela ordem: Jovino Cardoso Neto (PSD), Mário Hildebrandt (PSB) e Marcos da Rosa (DEM), vice-prefeito, presidente da Câmara e vice-presidente da Câmara, todos disputando a eleição e sem condições de assumir para não impugnar as candidaturas. O próximo seria Célio Dias (PR), primeiro secretário e que não será candidato, mas este renovou a licença “médica” e permanece afastado.

Portanto, legalmente, o sucessor é Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara. É uma homenagem simbólica para o vereador tucano com 24 anos de atuação no parlamento, bastante próximo de Napoleão Bernardes.

Foto: divulgação Câmara de Vereadores Blumenau
Foto: divulgação Câmara de Vereadores Blumenau

Conversei com o prefeito na noite desta segunda-feira, e ele fez questão de dizer que não pegou nenhum dia de férias nestes três anos e oito meses de mandato,  por “responsabilidade” com Blumenau. Pela mesma “responsabilidade”, entende ser mais ético estar licenciado nesta campanha eleitoral, apesar da legislação assim permitir que ele ficasse no cargo.

É um jogo de faz de conta, mas de simbolismo.

Napoleão vai enviar nesta terça um decreto para a Câmara, que precisa chancelar a troca, que deve acontecer nesta sexta-feira.

Quem diria hein? Foi uma surpresa e tanto.

 

5 Comentário

  1. Homenagem ou não, a escolha esta correta , jamais seria possível aceitar um Prefeito , mesmo que interino , que responde a processo ao Ministério Público .

  2. Nada contra, Marco Antônio, mas sinto pena dele, pois estará sentado na cadeira apenas por estar, pois nada poderá fazer, mandar ou modificar. Será na verdade o papagaio do ombro dosPIRATAS, ou ficará só no sapatinho e o esquadrão TUCANO é que fica com a Batuta nas mãos,

  3. O que soa estranho neste caso é a licença do vereador do PR . Poucos meses atrás houve questionamentos para que o mesmo assumisse a presidência do legislativo . Neste momento , a lei orgânica do município levaria o vereador do PR a presidência da casa ou ao cargo de prefeito . Mas contrária a todas as expectativas, o vereador do PR prorrogou sua licença e não assume nenhum dos postos …soa estranho , ou não ? Ou não sabemos o que ocorre nos bastidores da “Casa do povo” que tornou-se uma sub prefeitura nos últimos anos ?

  4. Não tenho pena o Napo, vai levar na cabeça no 1° turno.
    É Napo tu vais pagar, e caro!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*