Verão começa, oficialmente, nesta sexta-feira. Confira o que diz a meteorologia

O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente às 20h22 de hoje (21) e vai até 20 de março de 2019.

Em Blumenau, já sentimos os efeitos dele pelo menos desde o dia 10 de dezembro, de acordo com o AlertaBlu. O pico aconteceu no dia 12, quando a temperatura alcançou 40,8°C na região central do município, com sensação térmica de 45°C.  Foi a segunda temperatura mais elevada registrada desde a instalação do AlertaBlu no ano de 2014.

Nesta sexta, ainda na “primavera” a máxima foi de 34,5ºC.

O verão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se caracteriza pela elevação da temperatura e dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.

Até 25 de dezembro, a previsão é de grande possibilidade de umidade para o sul do Brasil. A atuação de áreas alongadas de baixa pressão e sistemas de baixa pressão associados com o calor, provocam chuva frequente no Vale do Itajaí. Os volumes acabam ocorrendo de forma mal distribuída. Há condições para temporais, chuva intensa de curta duração, trovoadas, descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento.

Entre os dias 26 e 29 de dezembro, o padrão de chuva segue sem grandes alterações. Neste período, há condição para pancadas de chuva, trovoadas e risco de temporais isolados por conta de áreas de instabilidade formadas pela atuação de cavados e intensificadas pelo calor. Já entre os dias 30 de dezembro e 01 de janeiro, a condição para chuva é menor, predominando o tempo firme, com sol e variação de nebulosidade.

A previsão é de temperatura próxima a acima da média em SC. Durante a estação, pelo menos duas a três ondas de calor devem manter a temperatura alta, inclusive no período noturno, por vários dias consecutivos.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta