Twitter lança função que oculta respostas aos seus tweets

Foto: reprodução

Você posta alguma coisa no Twitter e, no meio de várias respostas interessantes, surge um tweet provocador ou até ofensivo. Saiba que você não precisa mais passar por isso: a rede social acaba de lançar oficialmente uma função que permite ocultar respostas indesejadas.

Essa função ficou em teste por alguns meses e, nesta quinta-feira, 21, passou a ser liberada para todas as contas. A intenção do Twitter é manter um ambiente saudável na rede social, tanto quanto possível.

O funcionamento é simples: ao se deparar com uma resposta indesejada, basta tocar no símbolo no canto direito superior do tweet e escolher a opção de esconder a mensagem. Ela deixará de ser mostrada para você e para todo mundo que acompanha a thread.

Note, porém, que o procedimento não exclui a mensagem. Você e os seus contatos poderão visualizá-la na opção que mostra tweets ocultados.

Na fase de testes, que aconteceu principalmente com usuários do Canadá, o Twitter notou que a maioria dos usuários recorreu ao recurso para ocultar respostas consideradas irrelevantes, não condizentes com o assunto ou irritantes.

Essa também é uma maneira de deixar mais à vontade usuários que desistem de postar sobre determinados assuntos por medo de reações exacerbadas.

Até certo ponto, a nova função também traz um efeito “didático”: em uma pesquisa feito pelo Twitter, 27% dos usuários que tiveram respostas ocultadas disseram que iriam repensar seu comportamento em interações futuras.

Mas também existe um lado preocupante: a de que a nova função seja usada de maneira abusiva para, por exemplo, ocultar respostas que confirmam que determinado tweet é uma notícia falsa ou silenciar pontos de vista diferentes, mesmo que essas mensagens não tenham nenhuma intenção prejudicial.

Além disso, alguns usuários manifestaram preocupação sobre receber retaliações por respostas ocultadas, uma vez que o ícone que dá acesso a elas fica disponível abertamente. O Twitter afirma que já está trabalhando nessa questão.

Se a novidade ainda não apareceu para você, basta aguardar. A função para ocultar respostas está sendo disponibilizada nos aplicativos e versões web do Twitter, mas de modo gradativo.

Com informações: TechCrunch e Tecnoblog

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta