Tucanos reclamam da pesquisa eleitoral em Blumenau

Pesquisa eleitoral é assim. Sai o resultado, sempre um lado berra. É o que acompanho ao longo destas duas décadas atuando em jornalismo.

Antes mesmo de ir ao ar, o pessoal do PSDB de Blumenau já reclamava. Recebi um ligação sugerindo uma “manobra” e dizendo que a diferença pró Jean daria 7 pontos percentuais. Deu 4,4%.

Em seguida, ainda antes da divulgação oficial, os tucanos usavam as redes sociais para colocar a pesquisa como suspeita. Tudo por conta da vinculação de Alexandre José (PRB), vice de Jean Kuhlmann (PSD), com a RIC TV Record, que contratou a pesquisa por R$ 21 mil.

Cinthia Canziani, que atua na campanha das redes sociais de  Napoleão Bernardes (PSD), divulgou um vídeo no seu perfil pessoal, dando a entender que tem tem falcatrua aí. Ela postou faltando alguns minutos para começar o Jonal do Meio Dia.

O que eu penso dos números? Acho que a eleição está parelha e nenhum dos dois principais candidatos está muito a frente do outro. O número apresentado pelo Mapa dá quase um empate, se respeitar a margem de erro.

O dado que mais me chama a atenção diz respeito aos indecisos, menos de 5%. Não é o que acompanho por aí, muita gente diz não ter candidato ainda.

Enfim, é pesquisa, retrato de um momento. Ame ou odeie, são os únicos números oficiais, registrados, que temos até agora.

E apontam segundo turno.

8 Comentário

  1. Blumenau é lugar de gente séria… Será que alguém da imprensa faria isso além da Ric?

  2. precisamos de um prefeito determinado, que vá aluta, que não fique na cadeira, que faça valer o salário dos comissionados, que cobre, exija, e ao mesmo tempo seja humano. O povo está muito, mas muito irritado. Você percebe isso nas ruas. Essas eleições vão ficar para a história. A surpresa nas urnas pode ser para todos os candidatos, inclusive vereadores. Vós sois o sal da terra e se o sal se tornar sem efeito, perde sua função.

  3. Bonito pra cara dela, questionando a credibilidade de uma empresa na qual trabalhou.
    Bom para quem vai de PT até PSDB não ha de se esperar coerência.

  4. Começou a choradeira ……Pesquisa eleitoral paga , deixa dúvidas , pesquisa real chama-se urna .

  5. Mais um papelão da Cinthia Canziani, primeiro porque ta cuspindo no prato que comeu…..e comeu por duas vezes, alem de detonar o Alexandre José um grande amigo dela e parceiro de profissão (palavras dela mesmo) isso pra mim é uma puta falsidade dela , depois so porque a pesquisa não foi favorável a seu candidato coloca também a idoneidade do instituto em dúvida, acho que uma pessoa pública como ela tem que ter a responsabilidade de pelo menos não tentar influenciar a opinião pública da forma negativa como ela esta fazendo, viu-se nitidamente o desespero em suas palavras, imagina um candidato que venceu o segundo turno das eleições de 2012 com mais de 70% dos votos validos, não conseguir agora em 2016 mesmo tendo a maquina na mão pra se reeleger não consegue emplacar uma vitoria no primeiro turno e ainda pior, ficar atras nas pesquisas……….cada vez mais me decepciono com ela.

  6. Votar é obrigação de quem quer mudança, a reforma política se faz com o voto, eu tenho uma proposta para os moradores do G. Garcia.
    Temos um grade problema com o transito na rua amazonas, nos horário, das, 06 as 8, das 11 as 14 , e das 17 as 19 horas, nosso transito para no colégio santo Dumont, não é impossível de resolver, basta construir uma passarela no local, o transito fica livre. Assim como é no hospital santo Antônio, na FURB,
    Por este motivo convido todos os quem tenha interesse de mobilidade da rua amazonas, em especial moradores do G. Garcia. eu garanto esta construção sem custo para prefeitura. Já fui presidente da APP, do colégio eu tinha este projete pronto, mais optamos de construir a cobertura da quadra do colégio, na época, depois eu sai da APP, porque minhas filha optaram em estudar no colégio, Celso ramos. Fiquei membro da APP,
    Quando fundei e presidi o, conselho de apoio a segurança do grande Garcia, eu garanti para cidade de Blumenau, a segurança, construímos as unidades operacionais nos bairros, policia civil e bombeiros. Nos bairros, hoje estamos novamente abandonados, vamos mudar.

    pergunto a voce?, o q temos a perder, ‘só temos a ganhar, vote na coligação, Blumenau de todos nós, para prefeito Arnaldo zimmermann e vereadores da coligação, faca valer seu voto. Eu garanto

Deixe uma resposta