Trump fala em fraude na apuração e Biden pede calma aos norte-americanos

Fotos: reprodução

Com a apuração ainda em andamento e votação apertada na Geórgia e Pensilvânia, o candidato republicano Donald Trump disse nesta quinta-feira, 5, que existe fraude na contagem dos votos das eleições americanas.

No entanto, o atual presidente, apesar de tentar judicializar a contagem em alguns estados, não apresentou provas até o momento de que existe irregularidades na votação.

Trump separou os “votos legais” dos “votos ilegais” para dizer que já teria ganhado. Ele não disse, no entanto, como eles receberiam essa classificação.

Trump disse também que zonas decisivas para o pleito deste ano, como o Detroit, em Michigan, ou a Pensilvânia, são corruptas e fazem parte de um sistema corrupto.

“Nós estávamos ganhando em diversos estados com uma grande margem, mas os votos começaram magicamente a mudar”, disse o republicano.

Joe Biden

Mais cedo, o candidato democrata, Joe Biden, pediu calma aos norte-americanos. Ele disse esperar que a apuração confirme a vitória do Partido Democrata e defendeu que “cada voto precisa ser contado”.

“A democracia é, algumas vezes, bagunçada. Mas em outras, ela precisa de paciência”.

Neste ano, a contagem dos votos populares pode ser ainda mais demorada do que o normal por conta do alto número de votos antecipados e por correio.

“Não temos dúvida que, quando a contagem terminar, nós seremos vencedores”, disse Biden.

Antes, o democrata falou rapidamente sobre a crise do novo coronavírus e lamentou as mortes no país. Os EUA são o país mais afetado pela pandemia com mais de 230 mil mortos por Covid-19.

Com informações do G1

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*