Troca de comportas na Usina do Salto pode provocar desabastecimento de água em Blumenau

A obra, da Celesc, é importante e faz parte da manutenção da Usina Salto, em Blumenau, local onde o SAMAE capta água para a Eta 2.

A partir desta terça-feira, 18, as atuais comportas de madeira da centenária usina serão trocadas por comportas fabricadas em aço. Paralelo, o SAMAE fará troca da tubulação.

Em função dos serviços, poderá faltar água nos bairros Asilo Água Verde, Concórdia, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Tribess, Nova Esperança, Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte, Testo Salto.

A expectativa com esta mudança é que no futuro os serviços de manutenção da usina sejam realizados sem o esvaziamento do canal adutor, garantindo a segurança dos trabalhadores em futuras manutenções e sem interromper o abastecimento.

A execução dos trabalhos exigirá de dois a três dias de interrupção parcial do fornecimento de água em Blumenau, exigindo colaboração da população.

Nesta terça-feira, o trabalho acontecerá das 5h às 22h. Neste período, 70% da população de Blumenau ficará sem o abastecimento de água, que será normalizado a partir das 22h.

A próxima interrupção está prevista para o dia 25 e, caso não seja possível finalizar o serviço neste dia, haverá mais uma interrupção em 23/10, após a Oktoberfest.

Entenda o problema
A necessidade de baixar o nível do canal para realizar manutenções na Usina Salto tem se tornado mais frequente nos últimos anos em função do desgaste da estrutura centenária. Esse procedimento acaba interferindo no abastecimento de água na cidade, pois um dos pontos de captação do Samae fica a poucos metros das comportas de entrada da usina.

O impacto das manutenções para a população de Blumenau será resolvido com a troca das comportas, que passarão a oferecer mais segurança aos técnicos que trabalham em áreas alagadas da usina, sem a necessidade de esvaziar o reservatório para novas manutenções.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*