Transporte Coletivo de Blumenau terá paralisação nesta sexta-feira entre 3h30 e 7h

Foto: Secom PMB

O anúncio é do Sindetranscol, o sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau, por conta da mobilização nacional de sindicatos contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Bolsonaro (PSL). Em Blumenau, motoristas e cobradores prometem cruzar os braços entre 3h30 e 7h desta sexta-feira.

Ás 10 horas, acontecerá um ato público na Praça do Teatro Carlos Gomes, em frente a sede do INSS, que deve reunir representantes de outras categorias e sindicato, em especial, dos servidores públicos municipais, trabalhadores têxteis e bancários.

No comunicado do Sindetranscol, não há referência a parada no momento do ato público. Confira o texto:

A proposta de Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro dificulta o acesso e acaba com o direito à aposentadoria.

Ela cria uma idade mínima e acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição. Para as mulheres, a idade mínima de aposentadoria será de 62 anos, e para homens, de 65. Além disso, beneficiários terão que contribuir por um mínimo de 20 anos e para ter direito a 100% do salário terão que contribuir por 40 anos.

O BPC, Benefício de Prestação Continuada, concedido aos mais pobres será reduzido de R$ 998 para R$ 400. Trabalhadores rurais e professores, principalmente mulheres, serão os mais afetados, com aumento do tempo de trabalho e de contribuição.

O sistema de contribuição partilhada existente hoje, onde todos contribuem solidariamente, será substituído pela contribuição individual. É a Capitalização, onde o trabalhador fará sozinho sua própria poupança dando seu dinheiro a bancos e financeiras. Esse sistema não deu certo em nenhum lugar do mundo. No Chile, apenas metade dos trabalhadores conseguiram se aposentar, 44% estão abaixo da linha de pobreza e 80% recebem menos de um salário mínimo.

Na próxima sexta, dia 14 de Junho, trabalhadores de todo o país estarão unidos em defesa dos direitos. Será um dia nacional de lutas com manifestações, assembleias, atos públicos e paralisações. Uma grande mobilização nacional em defesa da aposentadoria e da previdência social do povo trabalhador.

Em Blumenau, Ato Público às 10 horas na Praça do Teatro Carlos Gomes.

A diretoria do Sindetranscol conclama todas as categorias de Blumenau e região a participar da GREVE GERAL NACIONAL CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA e INFORMA A POPULAÇÃO QUE O TRANSPORTE COLETIVO DE BLUMENAU ESTARÁ PARALISADO TOTALMENTE DAS 3H30 ÀS 07H.

Em defesa do direito a uma aposentadoria digna para todos!

Sindetranscol | Sindicato de Luta!

 

2 Comentário

  1. Será que ninguém percebe que esses parasitas dos sindicatos utilizam os motoristas como massa de manobra? Parece piada, cada vez arrumam um motivo diferente para esse transtorno para a cidade, duvido que os trabalhadores estejam realmente a fim de prejudicar a população que tanto depende do transporte coletivo, e que já é uma lástima em horários de pico com a superlotação. Que o sindicato arrume outra maneira para chamar a atenção, mas que não seja as custas de quem não tem alternativa e que será duramente prejudicado.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*