Saúde na Mesa: lancheira saudável

Foto: reprodução

Logo as aulas estão retornando e se você tem um filho pequeno, está na hora de organizar a rotina e planejar os alimentos que ele consumirá na escola. Não é tarefa fácil montar uma lancheira saudável e que agrade, e espero que as minhas dicas tornem mais simples e ajudem na praticidade do seu dia a dia.

Dicas:

Escolha alimentos práticos, como sucos e frutas da época, picadas e sem casca. No caso do suco o mais indicado são sucos naturais com baixa oxidação como goiaba, acerola, abacaxi e maracujá (com o passar do tempo, a bebida perde uma parte das vitaminas, mas, ainda assim, é mais saudável que as versões industrializadas)

Colocar o suco em garrafas escuras, como garrafinhas térmicas, ajudam a reduzir a perda de nutriente. Outra opção são os sucos de polpa, suco de uva integral e a água de coco pasteurizada.

Opte por sanduíches mais saudáveis. Utilize pãezinhos de mandioca ou de cenoura, eles são facilmente encontrados nos supermercados e padarias. Como opção de recheio temos o patê de ricota. Misture a ricota com salsinha e atum. Simples e saudável.

Evite alimentos industrializados e embutido.

Um mix de castanhas e cereais sem açúcar também são boas sugestões. Você pode colocar num saquinho ou num pote fechado e já deixar porcionado para a semana.

Também pode encontrar várias receitas de bolos saudáveis, com menos farinha de trigo.

Envolva o seu filho no processo para que ele também tenha poder de escolha sobre o que prefere comer.

Varie nos ingrediente e ofereça a seus filhos novas opções de sabores e texturas.

Estimule seu filho a conhecer os alimentos e assim fazer as melhores escolhas. Apresenta diferentes frutas, de várias cores e formatos, bolos com diferentes ingredientes e grãos variados. Assim, a criança entra em contato com produtos e tem curiosidade de prová-los.

Aproveite o preparo da lancheira como um momento de interação e aprendizado para seu filho.

Boa volta às aulas!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta