Saúde na Mesa: dicas para a virada

Foto: reprodução

Passou o Natal, mas as tentações continuam, as celebrações de Ano Novo também são cercadas de mesas fartas e tentações difíceis de resistir. Porém não podemos esquecer de equilibrar as refeições e não abusar dos alimentos calóricos durante o réveillon, para poder entrar em 2020 com o corpo saudável e em forma.

Sempre temos a opção de comer de tudo um pouco e ser saudável ao mesmo tempo, o importante é evitar os excessos e ingerir alimentos saudáveis.

Alguns cuidados que podemos ter é não exagerar na bebida. Lembre-se de intercalar a ingestão de bebida alcoólica com água para manter o corpo hidratado e ainda evitar a ressaca do dia seguinte.

Reduza a ingestão de carboidratos (arroz, batata, bolos, doces) e aposte em frutas, verduras, grãos, castanhas, leguminosas e proteínas (carne). As fibras presentes nas frutas são nutrientes que não são absorvidos pelo intestino – e equilibram a flora intestinal -, as proteínas possuem maior poder de saciedade, quando comparadas aos carboidratos e gorduras.

Para as carnes suínas, escolha cortes com menor quantidade de gordura ou substitua por peixes.

Alimentos bem-vindos nesta época são as frutas secas, como banana, maçã desidratada, damasco e caju, alimentos que, além de serem ricos em fibras, são fontes de antioxidantes, que diminuem a geração de radicais livres, evitando doenças cardiovasculares e até o envelhecimento precoce.

Aproveite as festas com moderação. Felicidades e Feliz Ano Novo!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta