Formatura do RenovaBR para as eleições municipais de 2020 tem um blumenaunse

O diretor da secretaria da Fazenda da Prefeitura de Blumenau, Ivo Dickmann Jr, foi uma das mil pessoas a se formar na segunda turma do RenovaBR, um movimento nacional de formação política que já ajudou a eleger 17 parlamentares de sete partidos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas.

Em apenas um ano, a escola de formação de políticos do RenovaBR  saltou de 133 alunos formados para mais de mil, com representantes de mais de 400 cidades brasileiras. Eles nunca ocuparam cargos eletivos e pretendem concorrer às Prefeituras e Câmaras Municipais em 2020, como é o caso do Ivo Dickmann, hoje sem partido.

O curso RenovaBR Cidades 2019 teve duração de quatro meses e uma carga horária total de 96 horas, além da realização de exercícios, projetos práticos e entrega do trabalho final de curso. Durante o período, os alunos cursaram disciplinas de planejamento urbano, finanças municipais, educação, saúde, saneamento, desenvolvimento econômico, além de terem acesso à conteúdos sobre liderança, comunicação política e organização de campanha.

“É fundamental preparar a nova geração de políticos. Selecionamos pessoas com histórico de realização e interesse pelo coletivo. Ensinamos para os nossos alunos o que eles podem fazer como vereadores e prefeitos. Destacamos temas municipais cruciais e que não têm necessariamente um só lado. Por exemplo, plano diretor, lei de destinação de resíduos, saneamento básico e educação em primeira infância. Queremos levar mais conhecimento às mesas dedecisão dos municípios porque as pessoas vivem nas cidades”, destaca Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.

Neste ano mais de 31 mil pessoas se inscreveram no curso de formação política – número quase oito vezes maior que o do ano de 2018. Foram selecionadas 1.400 pessoas que representam 445 cidades de todas as regiões do país. Além disso, a pluralidade política que caracteriza a iniciativa foi mantida, com alunos filiados a 30 partidos. Como o propósito é levar pessoas comuns à política, 41% dos alunos ainda não são filiados.

A formatura contou com presenças ilustres, como o apresentador Luciano Huck, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), a deputada federal Tabata Amaral (PDT), entre outros.

Sobre o RenovaBR

 

O RenovaBR existe para ajudar gente honesta e competente a entrar na política. A iniciativa seleciona e prepara pessoas comuns do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importa o partido e posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar gente disposta a dialogar e que tenha comprometimento ético.

O RenovaBR foi fundado em outubro de 2017 e formou 133 lideranças políticas. Desse total, 17 foram eleitas em 2018. Na ocasião, os integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta