Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

Deu a lógica. O que já era esperado. O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados na tarde desta quinta-feira, dia 2, com 293 votos. A reeleição de Maia já era esperada, ainda mais depois de ontem, quando o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou uma liminar que impedia a candidatura dele.

Várias ações na justiça tentaram evitar a candidatura dele, já que o regimento interno da Câmara e a Constituição impedem que um mesmo deputado ocupe o cargo duas vezes na mesma legislatura. Mas Maia se aproveitou do fato de exercer um mandato tampão, já que substituiu Eduardo Cunha na presidência da casa. Como a legislação não prevê essa situação, pode se candidatar novamente.

Bom para o Palácio do Planalto, que tem Rodrigo Maia como aliado. Michel Temer, inclusive atuou para garantir que ele fosse reeleito, para acelerar a tramitação de projetos e reformas polêmicas, como as da Previdência e trabalhista. Temer nomeou o principal rival de Maia e possível candidato, Antônio Imbassahy (PSDB-BA), para ministro da Secretaria de Governo.

Fábio Ramalho (PMBD-MG), foi eleito 1º  vice-presidente. André Fufuca (PP-MA), é o 2º vice-presidente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta