Retrospectiva 2017 na Câmara de Blumenau: Ailton de Souza

Foto: Jessica de Moraes/CMB

No dia 4 de dezembro, o Informe Blumenau enviou um e mail para todos vereadores, abrindo espaço para que eles façam o seu balanço do trabalho Legislativo. Confira o material enviado pelo vereador Ailton de Souza, o Ito (PR).

Ailton de Souza

vereador PR

Amigo blumenauense!

Com a confiança dos 2.279 votos que recebi nas eleições, assumi o cargo de Vereador em 1º de Janeiro de 2017. Durante todo o ano, atuei de forma intensa e estive em todos os bairros da cidade, seja fiscalizando obras municipais, atendendo a população, recebendo e encaminhando suas solicitações ou ainda prestigiando o trabalho comunitário.

Atualmente vivemos um conturbado momento político, isto em razão, de todo o cenário nacional. Na condição de vereadores, somos a classe política mais próxima da população, e por tal, a mais cobrada. Fazer nosso trabalho ser reconhecido e valer a pena para a sociedade é o que devemos buscar, agindo com ética, respeito e responsabilidade com o patrimônio público.

Analisando os números atuais de meu mandato, fiquei satisfeito, pois, perdi a noção da quantidade de trabalho e atividades desenvolvidas ao longo de 1 ano. Os dias começam por volta das 07:00 horas da manhã e se encerram por volta das 23:00 horas. Durante todos os dias estamos envolvidos com atividades inerentes ao mandato parlamentar, com exceção dos poucos momentos que conseguimos nos dedicar a nossa família.

São os números atuais de meu mandato:

Tenho que destacar algumas iniciativas de minha autoria que contribuíram para nossa cidade, tais como:

  • Audiência Pública para discussão das condições de segurança pública e encaminhamentos, com formação de comissão especifica;
  • Audiência Pública para deliberar sobre as Associações de Moradores de nossa cidade, com a criação de comissão específica;
  • Emendas ao Plano Plurianual visando incentivar o esporte;
  • Emenda ao Código Tributário Municipal aumentando o prazo de pagamento do ITBI de 4 para 12 parcelas;
  • Emenda ao Renovar SAMAE 2017 aumentando o prazo de parcelamento dos débitos de 3 para 6 parcelas;
  • Autoria da Lei Ordinária nº 8.471/2017, que assegura a abertura das escolas aos finais de semana para entidades interessadas realizarem eventos em prol da comunidade, conhecido como programa “Escola Aberta”;
  • Requerimento para viabilização de transporte para alunos especiais da Vila Itoupava até a APAE;
  • Autoria da Lei Ordinária 8.404/2017, Projeto Borboleta, que visa a humanização no atendimento hospitalar com melhores condições aos internados e seus acompanhantes;
  • Requerimento de verbas para a cidade ao Secretário de Estado de Saúde, e a Deputados;

Dentre todas as minhas atividades parlamentares, se eu tivesse que escolher apenas uma para indicar como grande conquista deste primeiro mandato, indicaria a conquista do transporte aos alunos especiais da Vila Itoupava até a APAE.

Por mais simples que foi esta conquista, não há nada que apague a imagem dos alunos felizes no dia da assinatura do convênio, isto por estarem próximos das autoridades da cidade e saberem que iriam ganhar o transporte que tanto desejavam. A felicidade destas pessoas e de seus familiares faz, nós vereadores, termos certeza que podemos melhorar a vida das pessoas.

Assim como se espera de todo parlamentar, não deixei de me pronunciar nas discussões mais polêmicas do ano na Câmara dentre as quais cito: retirada de monumento de ex presidente, moção de repúdio a escola, discussão de projeto de lei para liberação de cerveja nos estádios, discussões relativas ao IPTU, entre outros.

Em todos meus posicionamentos busquei ser justo, ético e responsável, com minhas palavras e votos, de modo a não buscar me beneficiar por politica demagógica populista.

O ano de 2018 será de muito trabalho e muita luta. Tenho a obrigação de trabalhar ainda mais em prol da população blumenauense no próximo ano.

Quero deixar registrados meus sinceros agradecimentos ao Prefeito e Vice de nossa cidade, a todos os secretários municipais e servidores, que durante todo o ano buscaram atender as minhas demandas sempre com qualidade e eficiência, estabelecendo uma importante parceria entre vereador, executivo e comunidade.

Desejo a todos um excelente natal, um próspero ano novo de muita saúde, paz e conquistas e que o ano de 2018 seja repleto de sucesso para toda Blumenau.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta