Resultados e mudanças no Observatório Social de Blumenau

O Observatório Social de Blumenau troca de diretoria nesta quinta-feira, 28, e apresenta o balanço do que foram os primeiros dois anos desta importância experiência de cidadania criada pelas entidades empresariais e de classe da cidade para acompanhar a transparência na gestão pública.

Leomir Minozzo entrega a presidência para Avelino Lombardi, vice-presidente da ACIB.

A iniciativa é importante e cabe a todos nós disseminar a ideia. Ela precisa descer os degraus das entidades e chegar ao conjunto da população.

Segue o release enviado pela Presse Comunicação Empresarial, com todas as informações sobre o evento desta quinta-feira:

observatorio socila convite

 

OSBLU realiza primeira reunião de 2016

Na oportunidade será realizada posse da nova Diretoria e Conselhos do Observatório Social – gestão 2016-2017

O Observatório Social de Blumenau – Osblu realiza no dia 28 de janeiro, às 8 horas, a primeira reunião do ano, envolvendo a participação da Diretoria e Conselhos. No dia será oferecido um café da manhã para os dirigentes, tanto da antiga quanto da atual gestão, alguns convidados e a imprensa local que tem como objetivo promover a aproximação e ampliar a transparência do Osblu com os veículos de comunicação.

O ex-presidente do Osblu, Leomir Minozzo, apresentará um resumo da gestão 2014/2015 e conduzirá a posse da nova diretoria, dada antecipadamente por ocasião da Assembleia Geral Ordinária de Eleição realizada em outubro de 2015.

Na gestão passada foram registrados diversos pontos positivos, incluindo o acompanhamento de 237 licitações do município, sendo 148 delas concluídas, com uma diferença nos custos de aproximadamente 45 milhões a menos. Também em posição de destaque esteve a sólida parceria nos planos de melhoria dos processos de transparência e controle social do município; a participação no corte do bolo tributário, que teve o seu foco no combate à corrupção dos recursos públicos; a capacitação de voluntários para a promoção do exercício da cidadania, por meio da fiscalização do poder público; e a realização do 6º Encontro Catarinense de Observatórios Social (6º ECOS), que contou com a participação de 11 municípios, além da presença de representantes da Controladoria Geral da União – CGU, Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE/SC. Parcerias também foram desenvolvidas com instituições de ensino para programas de estágios (IBES-SOCIESC/FURB), assim como com voluntários da OAB, entre outras atividades que promoveram a aproximação da sociedade na administração pública.

O ex-presidente, Leomir Minozzo, ressalta que a diretoria do biênio 2016/2017 está com sangue novo e que confia nos eleitos, pois irão continuar os serviços em prol da população de Blumenau. “Estou confiante nesta nova diretoria. Estamos com um grupo de associados cada vez mais empenhados e dispostos a trabalhar,” destaca Minozzo.

Através do novo presidente do OSBLU, Avelino Lombardi Júnior, serão conhecidos os objetivos e metas traçados para o ano de 2016, que abrangerá os cinco programas indicados pelo Observatório Social do Brasil. As iniciativas englobam desde a qualidade na aplicação dos recursos públicos, semeando e dinamizando a cidadania fiscal; à prestação de contas apresentadas quadrimestralmente à sociedade, em conjunto com a Prefeitura Municipal. Os resultados dos processos serão aproveitados como contribuição para construção de uma estrutura de indicadores da gestão pública.

Conheça a nova gestão biênio 2016/2017:

Diretoria:
Presidente – Avelino Lombardi Júnior (SOMAR)
Vice-Presidente – Renato Medeiros (ACIB)
Secretário – Jorge Leandro Lobe (OAB)
1° Tesoureiro – Alceu Peixer (CDL)
2ª Tesoureira – Ana Maria Nasário Antunes (SINDUSCON)
Conselho Consultivo:
Coordenador – Carlos Tavares D’Amaral (ACIB)
Amarildo Nazário (AMPE )
Hélio Roberto Roncáglio (CDL)
César Augusto Wolff (OAB)
Jefferson Pi-tz (SESCON)
Emílio Schramm (SINDILOJAS)
Ulrich Kuhn (SINTEX)
Luiz Carlos Schmidt de Carvalho Filho (SOMAR)
Marcos Bellicanta (SINDUSCON)

Conselho Fiscal:
Caio Alexandre Wolff (AGU)
Gelásio Francener (SESCON)
Hans Bethe (SIMMMEB)
Emil Chartouni Neto (SIHORBS)

Osblu

O Osblu teve seu nascimento através de um agrupamento de várias entidades parceiras que atuam em Blumenau. O principal objetivo deste projeto é demonstrar a importância no controle e educação social da cidade, acompanhando a gestão municipal no que tange à boa aplicação dos recursos públicos. Todas as atividades do Osblu são realizadas por meio de voluntários que contribuem para a disseminação do controle fiscal, bem como em ações para corrigir desvios e combater à corrupção.

Fonte: Sabrina Santos/Presse Comunicação Empresaila

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta