Reforma muda rotina na Policlínica de Blumenau

Foto: PMB

Fazia tempo que aquele prédio, erguido a pouco mais de dez anos, necessitava de uma reforma completa. Reportagens mostrando as rachaduras foram corriqueiras nos últimos anos.

Agora será feito, com direito a “solenidade” e tudo. Nesta segunda-feira, 17, às 9h, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) assinará a ordem de serviço para reforço estrutural e reforma geral da Policlínica Lindolf Bell.

A promessa é de nove meses de obras, até abril de 2018. O dinheiro é do Governo do Estado,  R$ 1,43 milhão.

A Prefeitura e a empresa contratada para tocar a obra fizeram um cronograma de trabalho, tentando afetar o mínimo possível os serviços.

No começo, os trabalhos ficaram concentrados no térreo e o primeiro andar e assim alguns serviços serão transferidos para outros andares e também para o Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, localizado em frente à Policlínica.

A Prefeitura orienta que na próxima semana, “o acesso de pacientes e funcionários passará a ocorrer pelo lado do estacionamento. O fluxo de entrada e saída de pessoas será alterado conforme o andamento das obras. Nesses primeiros dias, em virtude das adequações, a coordenação da Policlínica pede para que apenas usuários com atendimento agendado se dirijam à unidade, com antecedência máxima de 30 minutos. Aos que necessitarem de auxílio, devem levar apenas um acompanhante.”

Confira a orientação de como funcionarão os serviços a partir de segunda. É uma obra importante, será preciso paciência.

Transferência de serviços para o Centro de Saúde

Entre as estruturas que necessitam de realocação, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) definiu que os setores de audiometria, prontuário, marcação de consultas e exames de alto custo serão remanejados para o Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, onde ficarão até o final das obras.

Os serviços que continuarão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no prédio do Centro de Saúde, estão relacionados abaixo:

– Audiometria: Transferência ocorreu nesta quinta-feira, dia 13. Atendimentos agendados serão realizados normalmente.

– Setor de Prontuário: Remanejamento será realizado nesta sexta-feira, dia 14, com retomada das atividades no novo local na terça-feira, dia 18. Os prontuários necessários para os atendimentos marcados para sexta e segunda-feira, dias 14 e 17, ficarão disponíveis e serão retirados de acordo com a agenda.

– Marcação de Consultas e Exames de Alto Custo: Mudança ocorrerá nesta sexta-feira, dia 14, mas atendimentos prioritários serão mantidos até às 17h. A retomada das atividades no novo local está prevista para terça-feira, dia 18.

Mudança de setores para outros andares

De acordo com a coordenação da Policlínica, os serviços de eletrocardiograma, curativos e expurgo, e esterilização serão transferidos internamente para outros andares. Em caso de necessidade, os usuários podem solicitar orientação aos profissionais da unidade sobre os novos locais de atendimento.

– Eletrocardiograma: O serviço será transferido para o segundo andar. Não haverá alteração na agenda e o atendimento ocorrerá normalmente nesta sexta-feira, dia 14, já no novo espaço.

– Expurgo e Esterilização: Mudará provisoriamente para o quarto andar.

– Curativos: As quatro salas serão distribuídas pelos segundo, terceiro e quarto andares da unidade.

Farmácia

Já nesta sexta-feira, dia 14, a partir do meio-dia, as atividades da farmácia situada no local ficarão suspensas por tempo indeterminado. Durante o período, a entrega de medicamentos controlados será realizada nas farmácias dos Ambulatórios Gerais, exceto o da Escola Agrícola. Os medicamentos básicos estão disponíveis tanto nos Ambulatórios Gerais, como nas unidades básicas de saúde (ESF) de referência dos pacientes.

2 Comentário

  1. construção basicamente nova , reforma necessarias em virtude de construção ruim….ninguem vai ser responsabilizado ?

  2. Porque não fiscalizaram a obra durante a execução? Quem deveria ser responsabilizado JPK ou DNL, ou o Governo do estado da época da construção?
    Mas com certeza em se tratando de política nada será feito, pois o povo vai pagar a reforma, então está tudo resolvido.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*