Quem está certo no caso da senhora que vendia panos no centro de Blumenau?

Foto: Portal Alexandre José

O fato aconteceu nesta quarta-feira, 19, faltando poucos dias para o Natal, na Rua XV de Novembro, principal rua do comércio de Blumenau.

Uma senhora de 79 anos, vendedora de panos de pratos, foi abordada por fiscais da Prefeitura de Blumenau. A senhora passou mal com a abordagem e teve que ser levada pelo SAMU, mas sem problemas maiores.

Segundo testemunhas, os fiscais forçaram a retirada do material que estava com a senhora, que era vendido a R$ 1 a unidade. Os fiscais estavam acompanhados de policiais, segundo acompanhei no Portal Alexandre José.

A Prefeitura diz que os servidores agiram conforme a lei e teriam agido motivados por denúncias dos comerciantes.

O Sindilojas Blumenau emitiu uma nota onde reitera seu total apoio à atividade de fiscalização realizada e que a pessoa abordada (no caso, uma senhora de 79 anos) é reincidente e “sabe que, pela legislação, não pode vender seu produto da maneira como faz. O SINDILOJAS respeita e defende, sim, os interesses dos comerciantes legalizados junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais – inclusive os ambulantes.”

E segue: ” Mas jamais vai defender os que não pagam nenhum tributo, concorrendo deslealmente.”

Parentes da idosa dizem que ela está tentando regularizar sua situação na Prefeitura há pelo menos dois anos.

A senhora, de 79 anos, vendia panos de pratos ou algo assim, cobrando R$ 1.

Está errada perante a lei.

Num país de mais de 11 milhões de desempregados, que adora produtos chineses pelo custo baixo sem se importar sobre como se fabrica e com políticos, servidores públicos e empresários que sangram a economia com a corrupção e sonegação,  esta senhora teve seu ganha pão apreendido.

Precisamos evoluir.

3 Comentário

  1. Engraçado que estes fiscais são bem seletivos não é mesmo?, só se preocupam com o centro da cidade, será por que os lojistas ficam no pé? Penso que estes lojistas devam ser bastante incompetentes, pois não conseguem chamar clientes para as suas lojas e transformam vendedores de quinquilharias seus grandes concorrentes. Isso é sinal que a 15 faliu faz tempo, aliás quem compra algo ainda na 15?
    Senhores fiscais, ou retiram todos os vendedores ambulantes das ruas e SEMÁFOROS (sabem o que é isso), ou não retirem ninguém.Isso é o que eu acho.

  2. A senhora precisa regularizar sua situação de ambulante junto a prefeitura , assim poderá exercer sua atividade .

    Mas temos nossas dúvidas quantos alguns fiscais da Prefeitura , não todos , mas depois do ocorrido com os fiscais da FAEMA , onde até gerente de fiscalização comissionado exercia o cargo com ilícitos na ficha corrida , peso em flagrante por corrupção , ficamos sempre preocupados .

  3. Ao meu ver, dois pesos e duas medidas, pois logo ao lado índios comercializavam seu artesanato sem nenhuma abordagem.
    Hoje passando pela XV percebi muitos ambulantes vendendo seus produtos, também sem abordagem nenhuma.
    Se é lei, que seja para todos.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*