Qualifica Gaspar abre inscrições para 2020

Foto: PMG

O polo têxtil de Blumenau, composto por 18 municípios, se destaca como o segundo maior do Brasil, com a produção de 900 milhões de peças por ano (segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, a Abit). Gaspar faz parte deste pólo e é a segunda cidade que mais contribui com essa produção nacional, estando atrás somente de Blumenau. O município possui 838 indústrias no segmento têxtil –  o que corresponde a 30% do seu parque fabril e que emprega mais de 8.400 pessoas.

E qualificar a cadeia produtiva, principalmente na base (que terceiriza os processos de costura) e no processo de finalização (acabamento e embalagem) é essencial para o crescimento do setor. Foi pensando nisso que o Núcleo Têxtil da ACIG, em parceria com entidades locais, criou o projeto Qualifica Gaspar.

Segundo Douglas Junckes, coordenador do Núcleo, a iniciativa começou a ser desenhada em meados de 2019. “Para idealizar o projeto realizamos importantes alianças, como a parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina, para o oferecimento dos cursos e a negociação com a Prefeitura, que dará respaldo pelo lado social, com questões como creches em horários alternativos para os filhos das costureiras e meios de transporte para os alunos”, diz.

No segundo trimestre de 2020, o Qualifica Gaspar vai oferecer cursos de gestão administrativa (envolvendo noções básicas de informática, técnicas financeiras, formação de preços, leis trabalhistas e vendas, com os conteúdos básicos para se gerir de forma responsável uma pequena empresa). Além do curso de costura para qualificar as trabalhadoras na base da produção.

As aulas serão gratuitas e as inscrições para vagas devem ser abertas a partir de março deste ano, no site do IFSC.

Fonte: Trevo Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta