11(12?) candidatos(as) e um destino

Foto: Câmara Blumenau

Faltando três dias para o encerramento do prazo das convenções partidárias, quase todos já fizeram em Blumenau, a grande maioria no sábado e domingo. São 11 candidaturas, podendo ser 12, recorde na história da cidade, que teve no máximo seis no ano de 2004.

Odair Tramontin (Novo), João Paulo Kleinübing (DEM), Vanderlei Laureth (Avante), Ricardo Alba (PSL), Débora Arenhart (Cidadania), Ivan Naatz (PL), João Natel (PDT), Mário Hildebrandt (Podemos), Mário Kato (PCdoB), Ana Paula Lima (PT) e Georgia Faust (PSOL).  E deve entrar mais um nome, Jairo dos Santos, do PRTB, que realiza convenção nesta segunda.

Numa eleição que promete um número recorde de abstenção por conta da pandemia e do desinteresse da população, o voto do blumenauense deve ficar pulverizado, com ninguém conseguindo chegar nos índices obtidos em 2016 por Napoleão Bernardes (então no PSDB) e Jean kuhlmann (PSD), que fizeram 81 mil e 63 mil votos no primeiro turno. Kleinubing chegou a ter 112 mil na reeleição em 2008.

Na relação com a última eleição, o eleitorado cresceu cerca de 17 mil eleitores, 247.014 no total. Estima-se que a abstenção possa a girar entre 20% e  30%, cerca de 50 mil até 74 mil votos. Muita gente.

No caso da abstenção menor, estamos falando de cerca de 200 mil eleitores indo às urnas.  Aí é preciso projetar o número de votos válidos, a partir dos nulos e brancos. Em 2016 foram 13%, pouco mais de 28 mil eleitores.

Com a quantidade de candidatos, espera-se que o número de pessoas que anulem e votem em branco diminua, mas não tanto.

Seguindo esta conta, por baixo, estamos com cerca de 170 mil eleitores. Para dividir entre 11 e 12 candidatos, sendo que alguns disputam o mesmo nicho, como Mário Hildebrandt e João Paulo Kleinübing, em tese os favoritos antes de começar o pleito. Mais uma sinalização que ninguém deve ter uma votação como  nas eleições passadas.

 

1 Comentário

  1. Bando de partidos sem a mínima vergonha …só querem a fatia do fundo partidário . Pensar em Blumenau ninguém pensa , só pensam no próprio bolso . Ninguém destes vai ter meu voto …não merecem .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*